Presente na maioria das casas brasileiras, o arroz é pedido certo quando o assunto é praticidade e nutrientes. E como é considerado um alimento neutro, é possível realizar inúmeras receitas com o cereal. Risoto, de forno, sopa e bolinhos estão entre os pratos preparados com o ingrediente. Quer conhecer mais algumas receitas feitas com arroz? Então acompanhe o artigo a seguir!

Benefícios do arroz para a saúde

benefícios do arroz

Por ser parte da cultura gastronômica do Brasil, muitas pessoas simplesmente acrescentam o cereal ao cardápio sem ao menos pesquisar quais são os benefícios proporcionados pelo arroz para o organismo. Inclusive, este alimento tão popular é um poderoso aliado da dieta equilibrada e na prevenção de doenças. Ou seja, as vantagens deste carboidrato vão além de proporcionar energia. Então, conheça a seguir mais algumas:

1. Fonte de energia

Cálcio, magnésio, ferro, potássio e vitaminas do complexo B estão entre os nutrientes encontrados no arroz. Ao ser metabolizado pelo corpo, o carboidrato se transforma em energia funcional. Dessa forma, os hidratos de carbono presentes no ingrediente agem como combustível para o corpo e auxiliam no funcionamento do cérebro. Já as vitaminas e minerais aumentam o funcionamento e atividade metabólica do sistema de todos os órgãos.

2. Reduz a pressão arterial

Sabe-se que o excesso de sódio causa a contração das veias e artérias. Além disso, aumenta o estresse e tensão sobre o sistema cardiovascular. A boa notícia é que o arroz é um alimento pobre em sódio. Por isso, é indicado como uma rica fonte de nutrientes para quem sofre de alta pressão arterial e hipertensão.

3. Previne câncer

A versão integral do alimento é rica em fibras insolúveis, benéfica na defesa contra alguns tipos de câncer, como o intestinal.  Estas fibras são vitais para proteger o organismo contra o desenvolvimento e metástase de células cancerosas. Além disso, ele funciona como antioxidante natural, pois contém vitamina C, vitamina A e flavonoides. Assim, estimula a limpeza do corpo e combate os radicais livres.

4. Benéfico para a pele

As propriedades antioxidantes do arroz auxiliam no combate ao envelhecimento, retardando o aparecimento de rugas. O arroz integral e o selvagem, por exemplo, apresentam uma combinação de compostos que têm propriedades anti-inflamatórias e aliviam irritação e vermelhidão da pele. Seus efeitos benéficos podem ser sentidos mesmo se consumido ou aplicado topicamente.

5. Previne a doença de Alzheimer

O arroz castanho contêm altos níveis de nutrientes que estimulam o crescimento e a atividade de neurotransmissores. Deste modo, o consumo deste tipo ajuda a prevenir a doença de Alzheimer, ao inibirem os efeitos de toxinas e radicais livres.

6. Regula o intestino e o açúcar no sangue

A versão integral do cereal possui um nível considerável de fibras capaz de proporcionar saciedade e regular o intestino, evitando assim, problemas como constipação intestinal. Além disso, é uma boa alternativa para quem tem diabetes, pois ajuda a estabilizar o açúcar no sangue.

É importante lembrar o valor nutricional varia de acordo com cada tipo do alimento. O arroz branco, por exemplo, é rico em carboidratos simples, que elevam o açúcar no sangue e proporcionam energia momentânea ao corpo (não é indicado para diabéticos). 

Já o vermelho possui uma substância chamada monacolina e que auxilia na redução do colesterol. Enquanto isso, o negro tem propriedades antioxidantes, que protegem o corpo dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.

5 receitas saborosas feitas com arroz

Agora que já conhece alguns benefícios do arroz, que tal incrementar o seu cardápio com inúmeras preparações deliciosas? Confira, agora, 5 receitas de dar água na boca:

1. Arroz de forno com shimeji

Neste vídeo, o chef Augusto Pinto, proprietário do restaurante vegetariano Goa, explica como fazer arroz de forno com shimeji. Além de deliciosa, a receita conta com ingredientes naturais, orgânicos e ricos em nutrientes.

Confira a receita completa: 

2. Arroz de limão

Nesta receita, a chef Carina Müller ensina o preparo de arroz de limão. Além do cereal, a receita conta com um leve toque de limão e castanha de caju.  E você ainda pode servir a delícia no almoço em família ou em um jantar mais requintado.

arroz de limão

Ingredientes

1 colher-cha de semente de mostarda

 1 colher-chá de cominho em pó

2 colher-sopa de ghee

 ½ xícara de castanha de caju crua

1 colher-chá de açafrão-da-terra em pó (cúrcuma)

1 xícara de arroz branco

2 xícaras de água quente

1 colher-chá de sal

½ xícara de ervilha fresca

1 limão

2 colheres-chá raspas de limão

Modo de preparo

1 – Aquecer em uma panela as sementes de mostarda e o cominho em pó. Retirar da panela e reservar.

2 – Derreter o ghee na mesma panela e acrescentar as castanhas de caju. Deixe dourar um pouco.

3 – Acrescentar o arroz e misturar bem.

4 – Adicionar a água quente, o sal, todos os temperos e misturar bem.

5 – Tampar a panela deixando uma fresta. Quando ferver, abaixar o fogo e deixar cozinhar por 15 minutos aproximadamente.

6 – Quando ainda houver um pouco de água no fundo da panela de arroz, juntar as ervilhas e tampar a panela totalmente. Cozinhe por mais 5 minutos e apague o fogo.

7 – Espremer o limão sobre o arroz e mexer delicadamente para não quebrar os grãos de arroz.

8 – Servir.

3. Arroz doce com amêndoas

Quem disse que esse é um ingrediente que só se come em prato salgado? O arroz doce é uma receita bem comum no cardápio brasileiro. Embora seja encontrado com facilidade em barraquinhas em tempos de festas juninas, você não precisa esperar até junho para saboreá-lo. Isso porque você pode aprender a receita aqui!

arroz com amêndoas

Ingredientes:

1 xícara de amêndoa crua

3 xícaras de água

1 xícara de arroz integral

1 fava de baunilha

1 colher-chá canela em pó

 1 colher de café de noz-moscada

½ de melado de cana

½ colher-chá de sal

Modo de preparo

1 – Deixar as amêndoas de molho em água por 12 horas.

2 – Escorrer e lavar as amêndoas. Em um liquidificador ou mixer juntar as amêndoas às 3 xícaras de água filtrada.

3 – Bater até ficar bem homogêneo.

4 – Colocar na panela o arroz, o “leite de amêndoas”, a fava de baunilha, a canela e a noz moscada. Misturar bem.

5 – Tampar a panela e cozinhar por 30 minutos em fogo baixo.

6 – Retire a fava de baunilha e sirva o arroz doce com frutas frescas!

4. Leite de arroz

É intolerante a lactose? Então essa receita é para você. O leite de arroz é um leite vegetal muito conhecido. Isso porque ele serve como substituição para receitas vegetarianas/ veganas. Além disso, é rico em nutrientes e pode ser utilizado em sobremesas, tortas, bolinhos e tudo o que você quiser.

Confira a receita na íntegra:

5. Arroz com bardana

A especialista em alimentação Marli Porto ensina a receita do cereal elaborado com a raiz de bardana. Segundo a medicina tradicional chinesa, a raiz oferece propriedades terapêuticas.

Aprenda a receita aqui:

Gostou das receitas? Agora você pode aprender inúmeros pratos sem sair da sua casa. Conheça os cursos online de alimentação saudável do Namu Cursos e fique expert na cozinha. Saiba mais aqui.