Nem sempre pessoas alérgicas ou com intolerância a certos ingredientes podem comprar o alimento que desejam. Isso por conta da falta de produtos específicos nas prateleiras dos supermercados convencionais. A falta de opções, muitas vezes, também atinge restaurantes, o que faz com que essas pessoas acabem por consumir o que não tinham vontade naquele momento.

Se você é uma dessas pessoas que não tem muita alternativa de consumo, mas gostaria de comer algo delicioso, saiba que é possível desfrutar de receitas maravilhosas e ainda manter a alimentação equilibrada sem correr o risco de prejudicar a saúde.

Quer saber como? Aprenda a receita de uma torta salgada sem glúten e sem lactose, ótima para o café da manhã ou lanche da tarde. Com certeza você vai amar!

Antes de iniciar, não se esqueça de conferir se tem todos os ingredientes que precisam ser usados na confecção do prato. Escolhemos a opção feita no liquidificador para facilitar ainda mais o preparo. Vamos começar?

Ingredientes da massa

Para preparar a torta você vai precisar de:

  • 1 xícara de água;
  • 3 ovos;
  • 1/2 xícara de óleo de girassol;
  • 1 colher de sopa de amido de milho;
  • 1 xícara de farinha de arroz;
  • 1 colher de sopa de fermento químico;
  • sal a gosto.

Ingredientes do recheio

Antes de mencionarmos os componentes do recheio, vale ressaltar que você pode escolher aquele que preferir. No entanto, é importante dar preferência aos alimentos saudáveis e livres de glúten e lactose, combinado? Nessa receita, incluímos o espinafre como protagonista:

  • 1 maço de espinafre;
  • 1 dente de alho picado
  • 1 cebola pequena picada;
  • sal a gosto;
  • queijo mussarela (lacfree) ralado — o quanto desejar.

Modo de fazer

Untar a forma

Em uma forma média, passe uma fina camada de óleo de girassol e polvilhe um pouco de farinha de arroz por cima. Em seguida, lembre-se de preaquecer o forno em uma temperatura de 180 graus. Após esse primeiro passo, chegou a hora de preparar o recheio.

Prepare o recheio

Em uma panela, coloque o alho, a cebola picada e uma colher de água. Quando ficarem dourados, acrescente o espinafre e espere que murche. Após concluir essa etapa, reserve a mistura.

Prepare a massa

Acrescente os ingredientes da massa no liquidificador — com exceção do fermento, que deve ser adicionado por último — e dê uma delicada mexida para integrá-los.

Monte a torta

Coloque a massa na forma que untou e, por cima, espalhe o refogado de espinafre. Distribua o queijo sobre os ingredientes e leve ao forno pelo tempo de 25 minutos ou até perceber que a torta está dourada e cozida. Espere esfriar e sirva-se.

Se sobrar alguma quantidade da torta, você tem a opção de armazená-la no freezer por até um mês. Quando for comer novamente, retire-a do congelamento e aqueça no forno. Dessa forma, você terá mais uma opção de degustar um alimento saboroso e saudável, não é mesmo?

Por fim, vale ressaltar que, caso queira, pode substituir algum dos ingredientes. Em vez de usar a farinha de arroz, adote a farinha de berinjela ou aveia em flocos finos, por exemplo. Certamente, sua torta salgada sem glúten continuará apetitosa.

Agora que já conferiu nossa receita, que tal aprender a fazer outras tortas, bolos e pães sem glúten e lactose em nossos cursos? Esperamos por você!