O Natal é uma época boa. É o momento de juntar a família e conversar sobre tudo o que se passou no ano. É o tempo de refletir sobre as ações e comemorar uma data significativa para o cristianismo, o nascimento de Jesus Cristo. Também é o dia de experimentar pratos deliciosos e doces clássicos, como o pavê e o famoso panetone.

O panetone divide opiniões, e não é de hoje. Com sabor característico, as frutas cristalizadas podem ser incorporadas em inúmeras receitas. O problema é que nem todos têm o prazer de saborear essa delícia, já que o preparo possui ingredientes de origem animal.

Pensando nisso, separamos uma receita de panetone vegano para quem segue o veganismo ou é simpatizante. Você verá que é muito fácil substituir os ingredientes e ainda contribuir para uma causa tão nobre. Ficou com água na boca? Aprenda já o passo a passo.

Ingredientes

Esponja (panetone)

¾ de xícara de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento biológico seco

½ xícara de chá de água morna

Panetone

2 ½ xícaras de chá de farinha de trigo

5 colheres de sopa de açúcar cristal

½ colher de chá de sal

2 colheres de sopa de lecitina de soja em emulsão

½ de chá de água morna

2 colheres de chá de essência de baunilha vegana

1 colher de sopa de margarina vegetal em temperatura ambiente

1 colher de sopa de raspas de laranja

1 colher de sopa de margarina vegetal

½  de xícara de chá de frutas cristalizadas e uvas passas

Forma para o panetone

Modo de preparo

O primeiro passo da receita é preparar a esponja. Coloque a farinha, o fermento e a água morna em uma vasilha. Misture bem, até que fique uma massa grossa. Tampe com plástico filme (não permita que entre ar). Deixe descansar por 30 minutos.

Primeiro passo feito, prepare os outros ingredientes. Derreta uma colher de sopa de margarina vegetal no fogão e pincele nas formas. Reserve o restante.

Coloque a farinha de trigo, o açúcar e o sal em uma vasilha e misture. Adicione a lecitina de soja, a água morna e a essência de baunilha. Acrescente a esponja e as raspas de laranja. Misture e vá adicionando a margarina vegetal aos poucos. Sove a massa por 10 minutos.

Coloque as frutas cristalizadas e as uvas passas na massa. Misture bem até que os ingredientes estejam incorporados. Coloque a massa na forma do panetone e dê um soco leve para acomodá-la. Pincele o restante da margarina na massa e coloque a forma em uma assadeira. Cubra com dois panos grossos e deixe descansar por, aproximadamente, 2 horas.

Pré-aqueça o fogo por 20 minutos.

Coloque 1 ½ xícara de chá de água quente em uma assadeira pequena. Após as duas horas, retire os panos e leve os panetones para assar junto com a assadeira com água quente. Caso o seu forno tiver duas grades, coloque a assadeira com a água na parte de baixo. Já se tiver uma, atrás.

Asse o panetone por 35 / 40 minutos (ou até dourar). Espere esfriar. Sirva.

Fonte da receita: Presunto vegetariano

Gostou do panetone? Que tal aprender um Menu vegano completo para a sua ceia de Natal? Conheça o curso online e experimente pratos deliciosos sem sair da sua casa.