Quem não gosta de um bom sanduíche? Além de deliciosos, são práticos e fáceis de carregar. Apesar disso, com a correria do dia a dia, muitos acabam por consumir lanches altamente prejudiciais à saúde, cheios de conservantes e substâncias tóxicas. Mas você pode optar pelo bem de seu organismo. Os sanduíches naturais, além de nutritivos, têm menos calorias do que a maioria dos produtos industrializados. Eles são capazes de nutrir com as vitaminas e minerais necessários para o seu corpo.

Normalmente os alimentos que compõem um lanche saudável são fonte de energia, como os carboidratos. Já as frutas, legumes e verduras são ricas em substâncias benéficas à saúde. O tomate, por exemplo, tem níveis consideráveis de antioxidantes, que são os responsáveis pela prevenção de doenças cardíacas e envelhecimento precoce das células. Já a alface possui fibras ótimas para a manutenção do intestino, além de proporcionar saciedade. Na hora de montar o prato, você também pode usar oleaginosas, como as castanhas. Elas são fonte de boas gorduras e auxiliam no bom colesterol e circulação do sangue.

Não é indicado ficar muitas horas sem se alimentar, por isso os sanduíches naturais são boas opções para aquela hora que a fome bate. Da mesma forma, não é aconselhável ingerir alimentos como bolachas recheadas, barrinhas de cereais e outros tipos de industrializados. Atenção, não substitua uma refeição por um lanche. Porém, caso precise, opte por aqueles que têm uma composição mais saudável e, de preferência, leve de casa.

O NAMU Cursos listou quatro deliciosos sanduíches naturais para você preparar, confira:


Pão integral sem glúten e sem lactose

Ingredientes:

– 25 gramas de fermento biológico fresco

– 500 gramas de farinha de arroz integral

– 75 gramas de ovos

– 200 mililitros de água

– 25 mililitros de azeite

-25 mililitros de óleo

– 5 gramas de açúcar

– 5 gramas de sal

– 35 gramas de ghee

Modo de preparo:

– Misturar o fermento com metade da água e metade da farinha

– Deixar fermentar por 20 minutos

– Acrescentar o restante dos ingredientes e misturar até ficar uma massa homogênea

– Deixar descansar por 20 minutos

– Cortar e modelar

– Deixar descansar até dobrar de tamanho

– Assar em uma assadeira untada em forno a 160 graus

– Servir

Dica: você pode consumir o pão caseiro com diversos acompanhamentos como geleias, compotas, ghee, recheios com legumes e até maioneses diferentes, como a de abacate.


Sanduíche natural de frango

Ingredientes:

– 100 g de frango desfiado pré-cozido

– 1/2 cebola pequena picada

– 1/2 tomate picado

– 1 cenoura pequena ralada

– 1/2 lata de milho verde

– salsinha e cebolinha a gosto

– sal a gosto

– maionese caseira

– pão

Modo de preparo:

– Refogue o frango desfiado com azeite, alho e cebola em uma panela

– Misture a cebola e o tomate picados, a cenoura ralada, o milho, a salsa, a cebolinha e o sal

– Adicione maionese até a obter a consistência desejada do recheio

– Cremosa ou mais consistente, como você preferir

– Coloque o recheio entre 2 fatias de pão

– Servir

 (Tudo gostoso)

Sanduíche de patê de atum

Ingredientes:

– 2 fatias pão

– 2 colheres de sopa atum em conserva ralado

– 1 colher de sopa maionese caseira

– 2 colheres de sopa cenoura ralada

– 2 colher de sopa azeitonas verdes picadas

– 1/2 cebola pequena picada

– salsinha a gosto

– 2 folhas alface

Modo de preparo:

– Junte o atum, a maionese, a cenoura, as azeitonas, a cebola picada e a salsinha e misture tudo.

– Passe o patê no pão e coloque as duas folhas de alface por cima.

– Servir

(Meu prato saudável)

Sanduíche de pepino

Ingredientes:

– 2 fatias de pão (pode ser integral)

– 2 colheres (sopa) de cream cheese amolecido

– 6 rodelas de pepino

– 2 colheres (sopa) de brotos de alfafa

– 1 colher (chá) de azeite de oliva

– 1 colher (chá) de vinagre de vinho tinto

– 1 tomate fatiado

– 1 folha de alface

– 1 pimenta pepperoncini fatiada

– 1/2 abacate amassado

Modo de preparo:

– Espalhe 1 colher (sopa) de cream cheese em cada uma das fatias de pão

– Em um dos lados, arrume as rodelas de pepino em uma única camada

– Cubra-as com os brotos de alfafa

– Regue tudo com óleo e vinagre

– Prepare outra camada com as rodelas de tomate, a alface e a pimenta pepperoncini

– Espalhe o abacate amassado na outra fatia de pão

– Feche o sanduíche e sirva-o em seguida

(Allrecipes)

Você também pode preparar seus próprios acompanhamentos e fazer hambúrgueres saudáveis em casa. Tudo para manter a sua saúde e de toda a sua família.

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Foto: SodanieChea / Flickr