Assim como a caseira, a horta urbana é cada vez mais comum nas cidades. E apesar dessa rotina de plantar nas metrópoles ter sido esquecida por um tempo, pessoas buscam a cada dia retomar esse hábito antigo e saudável para a saúde e para o meio ambiente.

A volta do contato com a natureza tem sido tema de diversos debates. Como mudar a alimentação em uma sociedade que consome agrotóxicos acima do nível permitido? Como posso contribuir para um ambiente mais verde e ainda desfrutar desses benefícios? As hortas urbanas podem ser a resposta.

Hortas urbanas são a opção para quem deseja ter mais qualidade de vida. O consumo em excesso de agrotóxico pode desencadear inúmeros problemas de saúde, entre eles: alergias, irritações, más formações de feto, problemas neurológicos e de respiração e, em alguns casos, abortos. É por isso a importância de saber sobre tudo o que oferece a sua família.

Benefícios das hortas urbanas

Os benefícios da horta urbana vão muito além de ter alimentos sempre à mão. É uma verdadeira oportunidade de mudar o seu estilo de vida e proporcionar a todos em volta uma refeição cheia de nutrientes. Confira alguns benefícios.

Mais saúde na sua mesa

Nem sempre é possível saber a procedência de todos os alimentos que você consome, a não ser que costume comprar frutas e legumes direto do produtor ou em feiras orgânicas.

Na horta urbana você pode plantar o que quiser e o melhor: tudo orgânico, ou seja, sem substâncias prejudiciais ao organismo.

Alimentos orgânicos são mais saborosos e o aroma das frutas, verduras e legumes são mais intensos e deliciosos.

horta urbana

Economia para todos

Para quem tem um orçamento apertado, ou para quem deseja diminuir os gastos, a horta é uma boa aliada. Ao cultivar os alimentos da época você poderá colhê-los sem custo.

Inclusive, hortas urbanas podem ser muito benéficas em comunidades, pois proporcionam alimentos a todas as famílias de baixa renda. Também podem servir como atividade econômica.

Dica: antes de colher um alimento, certifique-se de estar realizando o procedimento correto.  

Convivência social

Você conhece o seu vizinho? Sabe o nome dele ou do que ele gosta? Hortas urbanas promovem o convívio social entre os moradores próximos. Marcar mutirões de plantio, colheita ou limpeza são boas oportunidades para fazer novas amizades. Que tal?

Ar com mais qualidade

Já notou a diferença do ar em um ambiente bem arborizado e em uma rua cheia de prédios e carros? É bem evidente. Plantas ajudam a purificar o ar, produzem oxigênio, retêm algumas substâncias maléficas, ou seja, só benefícios.

Contato com a natureza

O estresse é comum no dia a dia de muitas pessoas, principalmente naquelas que trabalham o dia todo fora de casa. Ter contato com a natureza por meio de hortas urbanas pode ser mais que um hobby, uma terapia.

Mexer com plantas ajuda a tirar toda a tensão causada por problemas de trabalho. Também alivia sintomas de ansiedade e, se integrado com o tratamento recomendo pelo médico, de depressão.

Viu só? Esses são só algumas vantagens que as hortas urbanas proporcionam aos moradores de cidades grandes. Quer descobrir mais? Aprenda como montar uma horta no curso online Hortas caseiras agroecológicas e desfrute de cada benefício sem sair da sua casa.