Cozinhar sempre foi um hábito passado de pais para filhos. Mas de uns tempos para cá essa experiência maravilhosa de transformar os alimentos foi se perdendo frente à falta de tempo, à oferta de produtos processados e também ao surgimento dos fast foods.

O que acontece, porém, é que cozinhar em casa traz inúmeros benefícios, não só para quem pilota o fogão, mas para todos ao redor. Assim, no post de hoje, mostraremos os benefícios de resgatar essas raízes e adotar um estilo de vida mais artesanal. Acompanhe!

1. Você economiza

Para surpresa de muitos, cozinhar em casa gera enorme economia no final do mês. Você pode até gastar um pouquinho no início com a compra de alguns temperos e ingredientes, mas a médio prazo o custo-benefício faz essa prática valer a pena.

Produtos como pães integrais, conservas e geleias, ou até mesmo um prato completo mais elaborado, geralmente apresentam preços exorbitantes nas prateleiras dos mercados e restaurantes, mas ao produzi-los em casa você verá que, além de simples, eles também saem muito mais baratos.

2. Você compartilha bons momentos com os familiares e amigos

Não é à toa que a cozinha é o coração do lar. Nela há a união de dois importantes itens: a necessidade e o prazer. E, quando você ainda adiciona a companhia da família e dos amigos no preparo das refeições, promove maior integração e compartilha bons momentos.

Não importa o que será servido, se será um churrasco, um jantar formal ou um almoço super descontraído. Ao ter quem ama por perto nesse momento vital, você fortalece os laços e cria ótimas lembranças.

3. Você relaxa

Já deve ter ouvido por aí que cozinhar é acima de tudo uma terapia, não é verdade? E isso é 100% correto para muita gente. Ao escolher uma receita, separar os ingredientes e se concentrar, você se desliga dos problemas, do estresse do trabalho, daquilo que a aflige e, consequentemente, relaxa.

Portanto, chame os amigos, escolha aquela receita que você sempre quis tentar reproduzir, faça a lista de compras e comece o preparo com muito amor. Após tudo pronto, você se sentirá mais leve e tranquila.

4. Você se alimenta de uma forma mais saudável

Quando vamos ao supermercado, o que mais vemos são refeições prontas, produtos ultra processados e mercadorias com altos teores de açúcar e gordura. Isso pode até parecer uma grande praticidade, mas para a saúde eles são verdadeiros vilões.

Ao cozinhar em casa, você começa a dar valor aos ingredientes frescos, à “comida de verdade”, à melhor manipulação dos itens, à busca de alimentos orgânicos. Dessa maneira, alcança uma alimentação muito mais saudável e ganha pontos não só na qualidade de vida, mas também na disposição para as tarefas do dia a dia.

5. Você estimula o cérebro

Todo mundo que começa a cozinhar acaba se apaixonando e busca se aperfeiçoar cada vez mais. Assim, gradativamente, os primeiros pratos vão dando lugar a comidas mais sofisticadas ou mais genuínas e, com isso, estimula-se também o cérebro.

Além de desempenhar diversas funções ao mesmo tempo durante o preparo das refeições, você estimula áreas do cérebro ligadas à memória olfativa, ao paladar e ao prazer. Logo, você terá uma cabeça muito mais ativa para a resolução dos problemas e tarefas diários.

Se você pensa que cozinhar em casa é sinônimo de muito trabalho, dê uma chance para a cozinha. Você vai ter um grande ganho na sua vida.

Esperamos que este artigo a motive nesse sentido. Na plataforma NAMU Cursos você encontra uma diversidade de aulas online relacionadas à alimentação, sendo um pontapé e tanto para um estilo de vida mais saudável.

Se gostou e está num momento semelhante, não deixe de compartilhar suas experiências comentando abaixo. Estamos ansiosos para saber um pouco mais de você.