A pressão arterial é a força que o sangue realiza nos vasos sanguíneos após cada batimento do coração. Para manter a saúde em dia, é fundamental que esse parâmetro esteja em equilíbrio e muito bem controlado.

Quando o organismo sofre um aumento na pressão arterial, conhecido como hipertensão, esse equilíbrio é perdido e, muitas vezes, a alimentação é um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento dessa condição.

Quer descobrir quais são os alimentos que mais afetam a sua pressão arterial? Separamos uma lista com os principais deles. Confira!

Sal

Quando a conversa é sobre alimentos que aumentam a pressão, certamente o sal é o principal deles. Por conter sódio na sua fórmula química, elemento que se liga à água e aumenta o volume do sangue após ser ingerido, o sal consequentemente eleva a pressão nos vasos.

Se já sofre com esse problema, é evidente que você deve evitar grandes quantidades de sal na sua dieta. Como substitutos nos temperos, você pode utilizar cebola, alho, louro e mais ervas do seu agrado.

Embutidos

Os alimentos embutidos contêm alta quantidade de sódio nas receitas. Isso acontece devido aos inúmeros aditivos utilizados, muitos na forma de sais de sódio. Portanto, é importante evitar o consumo excessivo de linguiça, salame, presunto, salsicha e outros tipos de embutidos para manter a sua pressão arterial controlada.

Molhos

Os molhos industrializados também são alimentos com altos níveis de sódio devido aos aditivos. Portanto, se a sua pressão está elevada, é bom moderar no consumo de ketchup e mostarda nos alimentos.

Alimentos congelados

Seguindo a mesma lógica dos embutidos e molhos, os alimentos congelados também são prejudiciais para a pressão arterial. Apesar de deixarem a vida muito mais prática, eles podem fazer um estrago na sua saúde. Entre os vilões estão as lasanhas, pizzas, hambúrgueres e nuggets.

Alimentos gordurosos

As frituras e carnes gordas, como a picanha e a costela, também podem provocar a hipertensão, pois a obesidade está relacionada à pressão arterial. Por isso, opte sempre por carnes magras, como o peito de frango, peixe, patinho ou coxão mole, e substitua o seu óleo por azeite de oliva.

Chocolate

O chocolate, adorado por inúmeras pessoas, também está na lista de alimentos prejudiciais para a pressão. Isso acontece pois entre os seus componentes existe uma molécula chamada teobromina. Entre as funções dessa substância está o estímulo da frequência cardíaca, o que é prejudicial para quem sofre de hipertensão.

Cafeína

Café, chá-mate, chá-verde, refrigerantes. São diversos os alimentos que contém cafeína, substância que aumenta a liberação de adrenalina e eleva o ritmo cardíaco, sendo um risco para quem sofre de pressão alta.

Açúcar

O açúcar também é um ingrediente que, se consumido em excesso, pode desencadear um aumento da pressão arterial — além de ser a principal causa para o desenvolvimento de obesidade e diabetes. Por esse motivo, nada de exagerar nas doses de doçura nos alimentos do dia a dia.

São diversos os alimentos que podem afetar a sua pressão arterial. Prestar atenção na dieta e fazer uma alimentação saudável e regrada, portanto, é uma boa maneira de controlar esse parâmetro.

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