Quem não gosta de uma comida deliciosa? Ainda mais quando o sabor daquele ingrediente especial torna o prato mais apetitoso. Só preparar o cardápio não basta, afinal, quem dá um toque especial são os divinos temperos. Quem cozinha há um tempo já sabe, eles fazem toda a diferença. Por isso, sempre é bom ter aquela pimentinha no armário, ou então o mix de coentro e salsinha para acrescentar no feijão e naquele ensopado.

O melhor ainda vem por aí. Além de gostosos, os temperos naturais contam com inúmeros benefícios para a saúde. Suas propriedades funcionais são capazes de prevenir e até aliviar alguns sintomas desagradáveis. Está curioso? Então continue a leitura e saiba quais são os principais temperos para ter em sua casa.

Alho

Apesar do forte sabor, o alho é um dos temperos mais utilizados na culinária. Pode ser usado no arroz, no feijão, no preparo de carnes e qualquer outro prato. Entre os seus benefícios encontra-se a ação anti-inflamatória. Muitas das vantagens se dão pela presença de uma substância chamada alicina, causadora de seu odor. Ela também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Cúrcuma

Primeiramente, cúrcuma não é açafrão. Muitas pessoas têm o equívoco de confundir os dois temperos. O pó da cúrcuma, comuns em mercados, completam pratos feitos com vegetais e carnes. Especialistas declaram que é possível encontrar nutrientes como ferro, potássio e vitamina C na composição desse alimento. Tais propriedades ajudam no bom funcionamento das células, a manter o nível de colesterol adequado, no fornecimento de energia, além da ação anti-inflamatória e desintoxicante.

Gengibre

O gengibre não serve só para o chá quando se está gripado. Apesar de marcante, o seu sabor é apreciado, na maioria das vezes, em pratos quentes ou frios. Assim como os demais alimentos, a raiz tem ação anti-inflamatória e ajuda no combate aos radicais livres, responsáveis por inúmeras doenças. Também auxilia a manter o sistema digestivo cheio de saúde.

Cebolinha

Tão delicioso quanto os outros temperos, a cebolinha é fonte de nutrientes. Ela contém níveis consideráveis de vitamina C e betacaroteno. Também tem ação anti-inflamatória, adstringente e antibacteriana.

Louro

Quem nunca colocou uma folha de louro no feijão? O sabor impregna o preparado e deixa a comida ainda mais deliciosa, não concorda? O que não sabe são das vantagens que ela pode te proporcionar. O consumo constante auxilia a manter o bom colesterol e o funcionamento do sistema digestivo. Além disso, o chá feito com a folha é bom para aliviar os sintomas de gripes e resfriados.

Gergelim

Há quem ame colocar gergelim em cima de saladas e até mesmo em pratos quentes, faz bem. As vantagens de consumir esse alimento podem ser sentidas em diversas áreas do organismo. A ação antioxidante combate os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce das células. Também fornece as chamadas boas gorduras, além de controlar os níveis de colesterol no sangue, muito importante para a prevenção de doenças cardiovasculares. Inclusive, você pode preparar o famoso gersal, receita feita à base de gergelim e sal marinho. Muito mais saudável e delicioso.

Cominho, coentro, noz-moscada, orégano e canela também devem estar na sua lista.

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Foto: Diego Dacal / Flickr / CC BY 2.0