Plantas só do lado de fora? Nem pensar. É cada vez mais comum encontrar plantas em apartamento, inclusive até hortas. Além de dar um toque especial na decoração, encher a sua casa de verde deixa o ambiente mais leve e proporciona benefícios que você nem imagina.

Varanda, cozinha, ao lado da cama, no teto, não importa, você pode encher o seu lar com as mais diversas plantas, entre elas: cactos, orquídeas, samambaias, palmeiras, suculentas, árvores como a árvore da felicidade e a de romã, e espada de são Jorge. Existem inúmeras espécies que se adaptam rápido a ambientes fechados.

Boas escolhas de plantas em apartamento

Muitas pessoas acabam por desistir de ter flores em casa porque acreditam que as plantinhas morrem rápido, ou porque realmente acreditam que não nasceram para isso. Porém, o primeiro passo é justamente não desistir.

Plantas são seres vivos e, como qualquer outro, precisam de cuidados. Antes de tudo, verifique quais locais da sua casa possuem entrada de luz, e a que horas essa luz aparece. Feito isso, pesquise as melhores plantas para apartamento.

É importante verificar a quantidade de luz que cada uma precisa e o número de regas, se é diária ou em dias intercalados. Muitas plantas acabam morrendo justamente pelo excesso de água, o que empobrece o solo e acaba por apodrecer a raiz. Por isso, mais uma vez, pesquise bem sobre cada tipo antes de leva-la para casa.

plantas em apartamento

Solo nutritivo

O que seria do ser humano sem um bom alimento? Assim é com as plantas. Elas precisam estar bem nutridas para crescerem fortes e saudáveis. E você não precisa gastar muito para isso, já que é possível fazer adubos caseiros por meio da compostagem.

Borra de café, casca de banana, casca de ovo, casca de vegetais, ou seja, resíduos orgânicos, tudo isso pode ser útil para o processo de compostagem. Além de econômico, é um dos jeitos mais sustentáveis de proporcionar as suas plantas todos os nutrientes que necessitam.

Horta em apartamento

Se você quer colocar plantas em sua casa, mas não só como decoração, aqui vai uma dica: faça uma horta.

As hortas caseiras são ótimas opções para gerar mais qualidade de vida, isso porque contribuem para a preservação do meio ambiente e ainda oferecem alimentos naturais e bons para a sua saúde.

Hortelã, manjericão, salsinha, coentro, couve, alface, tomate, morango, é você quem escolhe o que plantar. Porém, assim como as ornamentais, você precisa ficar atento a luz e a quantidade de regas.

Faça em casa

Essas são dicas simples para quem não tem plantas em casa e gostaria de ter. Normalmente, você encontra as informações de cada uma nos rótulos, quando tem embalagem envolvendo o vaso, ou com o próprio vendedor.

Caso queira plantar, é possível fazer uma sementeira em casa. Fique atento a sazonalidade de cada planta e aos cuidados básicos, assim crescerão saudáveis.

Conheça nosso curso Hortas caseiras agroecológicas e aprenda o passo a passo para plantar em casa. Nas aulas você também confere como preparar um adubo super nutritivo e como fazer uma sementeira. Não perca!