Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Reeducar a alimentação é primordial para quem procura mais qualidade de vida. Evitar alimentos que antes eram batidos no seu dia a dia, como os produtos ultra processados, já é um bom início. A plant based, também conhecida como alimentação à base de plantas, está entre os cardápios mais indicados para quem quer mudar já.

A plant based não contém alimentos de origem animal, assim como acontece no vegetarianismo restrito e veganismo. Mas não se engane, nem todos os vegetarianos e veganos são saudáveis. Existem inúmeros produtos que não têm ingredientes de origem animal e são ricos em gordura, sódio e açúcar. É nesse ponto que a plant based se destaca.

Açúcar, gordura, sal em excesso, tudo isso é diminuído do cardápio. O objetivo é colocar à mesa alimentos funcionais, que realmente tragam saúde para o seu organismo.

A plant based é uma alimentação baseada em tudo o que a terra dá. Frutas, legumes, verduras, cereais, oleaginosas, leguminas, ou seja, tudo o que sai da terra. Mas não é só comer esses alimentos, é aproveitá-los ao máximo. Para isso, o caule, as raízes, as folhas e as cascas são reaproveitados nas receitas.

Benefícios da alimentação à base de plantas

As vantagens de aderir a uma alimentação plant based são imensas. Entre elas destacam-se:

  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • prevenção e controle de diabetes;
  • prevenção de doenças crônicas e cardiovasculares;
  • regulação do intestino;
  • controle e perda de peso;
  • combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células;
  • variedade de cardápio.

Viu quantos benefícios? Aderir a plant based não é tão difícil quanto parece. Afinal, o menu é composto por alimentos simples e fáceis de encontrar.

Quer aderir? Aprenda agora mesmo uma receita de salada nutritiva e delicie-se com o resultado.

plant based

Salada de lentilhas germinadas

Ingredientes

3 xícaras de lentilhas germinadas

1 xícara de tomate cereja

1 xícara de broto de alfafa

15 folhas de radicchio

6 flores comestíveis (saiba mais sobre pancs aqui)

½ colher de chá de pimenta chili

¼ de colher de chá de pimenta de caiena

1 colher de sopa de tamarindo

1 colher de sopa de agave

2 colheres de sopa de suco de limão

Temperos a gosto

Modo de preparo

Lave bem as lentilhas e deixe de molho em água filtrada por 4 horas. Escorra a água e enxague várias vezes. Deixe em um recipiente coberto com um pano por 3 dias. Enxague 2 vezes ao dia.

Feito isso, tempere as lentilhas germinadas com o tempero que desejar. Corte os tomates ao meio. Em um recipiente, misture o agave, o suco de limão, as pimentas e a pasta de tamarindo (se quiser pode utilizar sal).

Tempere os tomates com o molho de tamarindo e misture bem. Coloque as lentilhas germinadas já temperadas no centro da travessa. Distribua em cima das folhas de radicchio, que também podem ser substituídas por outras que desejar. Distribua o broto de alfafa por cima da salada. Acrescente os tomates e, por último, as flores comestíveis.

Aprenda muitas outras receitas nos cursos online de gastronomia do Namu. Neles você aprende o passo a passo de entradas, refeições principais, lanches, sobremesas e muito mais. Não perca mais tempo.