Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

A jaca é uma fruta que divide opiniões. Originária da Ásia, a fruta é pedido certo quando o assunto é nutrição e saúde. Porém, por conta da textura, cheiro e sabor fora do comum, muitos optam por não consumir o alimento, mesmo sem ter experimentado. O que não sabem, é o quão bem pode fazer à saúde.

Esqueça o frango, a jaca é uma ótima substituta de carne. Vegetarianos e veganos podem utilizá-la no preparo de refogados, tortas, sanduíches, coxinhas e inúmeras outras receitas. A fruta verde só precisa ser desfiada, cozida e temperada para complementar pratos práticos e deliciosos.

A fruta tem ação antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana e antifúngica. Também conta com fibras, ótimas para regular o intestino, e minerais como cálcio, potássio e magnésio, que ajudam a fortalecer os ossos, dar energia ao corpo e a controlar a pressão arterial.

E você sabia que a polpa não é a única responsável por todos os benefícios da fruta? As sementes e as folhas também têm propriedades para lá de ótimas. Além de conterem antioxidantes, responsáveis pelo combate aos radicais livres (causadores do envelhecimento precoce das células), ainda ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Agora que já sabe os benefícios da jaca, que tal prepará-la em casa? Confira, a seguir, o passo a passo:

Carne de jaca

Ingredientes:

– 1 jaca verde dura

– Água e óleo

Modo de preparo

Coloque a jaca verde dura em uma panela de pressão. Em seguida, acrescente a água até cobrir a jaca. Antes de fechar, coloque um fio de óleo na panela, para evitar que a “cola” da fruta, aquela substância grudente, se forme em excesso. Feito isso, tampe a panela e cozinhe a jaca por, aproximadamente, 50 minutos depois da pressão (fogo médio). Ao dar meia hora, mais ou menos, tire a pressão e abra a panela. Vire a jaca e coloque mais um pouco de água quente. Você deve verificar se a carne está macia, ponto ideal do alimento cozido.

Carne macia é hora de retirar. Sempre tome cuidado para não se queimar. Escorra a jaca, corte aos pedaços (no tamanho que desejar) e desfie.

Quer algo mais elaborado para a festinha? Separamos a receita de coxinha de jaca para você.

Coxinha de jaca

Recheio

Ingredientes

– Carne de jaca

– Cebola

– Alho

– Temperos a gosto (coentro, cebolinha, curry, páprica, sal, etc)

– Azeite

Modo de preparo

Coloque a carne de jaca em uma panela com um fio de azeite e acrescente a cebola e o alho em cubinhos e adicione os temperos que preferir. Deixe refogar e desligue.

Massa

Ingredientes

– 3 batatas cozidas

– ½ xícara de água das batatas cozidas

– sal a gosto

– azeite

– ½ cebola picada

– 1 xícara de farinha

– 1 dente de alho

Modo de preparo

Coloque o azeite em uma panela e refogue o alho e a cebola. Em seguida, acrescente a batata e água do cozimento. Deixe ferver e acrescente a farinha. Mexa até que a massa descole do fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar. Sove a massa e modele no formato de coxinha (pegue uma bola de massa na mão e abra como se fosse uma concha). Acrescente o recheio e frite.

Gostou das receitas? Que tal aprender menus completos da culinária vegetariana? No curso Cardápio vegetariano da entrada à sobremesa, a chef Priscilla Herrera ensina receitas deliciosas, práticas e super saudáveis.

Foto: DEZALB / Pixabay / CC0 Creative Commons
Fonte das receitas: Bela Gil