Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o kefir. Basicamente, essa bebida é um leite fermentado, a qual é feita a partir da ação de microrganismos presentes nos próprios grãos do kefir.

A bebida tem se tornado cada vez mais conhecida no Brasil, e não é para menos, já que esses grãos são ricos em leveduras e lactobacilos vivos, importantes para manter a saúde do organismo. Conhecido também como “iogurte de kefir”, é possível utilizar o líquido para inúmeras receitas.

Benefícios

Como o kefir é um alimento probiótico, atua na flora intestinal, ajudando a manter o intestino regulado. Além disso, a bebida pode ser consumida por pessoas com problemas de úlcera e gastrite, desde que com o aval de um médico.

O kefir ainda tem ação antibacteriana e ajuda a diminuir inflamações. Quem tem intolerância à lactose também encontra na bebida uma grande aliada, assim como pessoas que não consomem ingredientes de origem animal (vegetarianos restritos e veganos).

Anotou as informações? Pois confira, a seguir, algumas receitas de kefir, ótimas para fazer no dia a dia.

Receitas

kefir

Kefir com leite

Ingredientes

1 colher de sopa de grãos de kefir

½ litro de leite morno

Modo de preparo

Coloque os grãos de kefir em um pote de vidro com tampa, preferencialmente de rosca. Em seguida, adicione o leite. Lembre-se que deve utilizar 1 colher de sopa de grãos de kefir para cada meio litro de leite morno.

Feito isso, tampe o pote com a ajuda de um pano limpo. Você pode utilizar um elástico para prender o pano no pote. Guarde o pote em um lugar escuro por 24h em temperatura ambiente. É importante não deixar o preparado na geladeira, já que as baixas temperaturas impedem a fermentação de acontecer.

Após o período de 24 h, abra o pote e coe a bebida. Remova os fundos e coe o leite até que saia bastante líquido. Observação: não utilize utensílios de metal. Armazene o líquido em outro pote de vidro.

Kefir com água

Ingredientes

500 ml de água mineral

2 colheres de sopa cheias de açúcar, demerara ou cristal

De 1 a 2 colheres de sopa de grãos de kefir de água

Modo de preparo

Coloque os grãos dentro do pote de vidro. Em seguida, adicione a água e depois o açúcar. Assim como o anterior, tampe o pote com um pano limpo e com o elástico. Deixe fermentar por 24 horas em um local escuro (temperatura ambiente). Após o período, coe o líquido e passe-o por uma peneira. É importante que essa peneira não seja metálica. Volte os grãos para o pote e despeje o líquido dentro de um pote de vidro.

Kefir de amêndoas

Ingredientes

300 ml de leite de amêndoas

1 colher de sopa de grãos de kefir de água

1 colher de açúcar demerara

Modo de preparo

Coloque o leite de amêndoas, o açúcar e os grãos em um pote de vidro e misture. Em seguida, tampe o líquido com um pano limpo e um elástico. Deixe fermentar por 24 horas. Passado o período, coe o líquido e volte os grãos para o pote. Coloque o líquido feito em outro pote de vidro. Leve a geladeira. Você pode fermentar os grãos mais uma vez.

Smoothie de kefir com morango

Ingredientes

200 ml de leite de kefir

½ xícara de morangos picados

Adoçante a gosto (você pode tomar sem o adoçante também)

1 banana

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Bata por alguns minutos. Sirva imediatamente.

Observação: é importante tomar a bebida quando ficar pronta, assim conseguirá absorver todos os nutrientes dos alimentos.

Queijo de kefir

Ingredientes

1 l de iogurte de kefir

Azeite a gosto

Sal a gosto

Orégano a gosto (você pode utilizar as ervas que desejar)

Modo de preparo

Para que a receita dê certo, você precisa deixar o kefir dessorar de 2 a 3 dias. Basicamente, você precisa colocar o iogurte de kefir dentro de uma peneira com um pano limpo (também pode usar um coador de café). Feito isso, coloque esse iogurte em um pote grande para que o líquido possa cair.

Quando o kefir dessorar, coloque-o dentro de um recipiente e misture com orégano e sal. Coloque bastante azeite em um pote de vidro, o suficiente para cobrir as bolas de queijo. Unte as mãos e enrole pequenas porções do queijo. Em seguida, coloque as bolinhas no vidro com azeite e adicione as ervas. Tampe e leve a geladeira.

Gostou das receitas? Não deixe de conhecer nossos cursos online de gastronomia saudável e saiba como mudar os seus hábitos alimentares hoje mesmo.

Fonte das receitas: Tudo Gostoso, Receita Natureba