Você sabe o que é goji berry? Com nome científico Lycium barbarum, o goji berry é um fruto originário da Ásia e pertence a família das solanáceas, a mesma do tomate e do pimentão e é caracterizado por seu formato alongado e cor vermelha.

Apelidado de “diamantes vermelhos” em razão do alto valor nutricional, o goji berry tem sido utilizado há 2.300 anos na medicina tradicional chinesa, possivelmente o primeiro sistema medicinal a entender seus benefícios e propósitos curativos e nutricionais.

O goji berry faz parte do que hoje se convencionou chamar “superalimento”, ou seja, aqueles que possuem nutrientes em quantidades elevadas.

Os benefícios do goji berry

Consumir o goji berry proporciona diversos benefícios para o corpo, essa frutinha conta com diversas funções nutricionais. Veja a seguir!

●    Previne o envelhecimento precoce

O goji berry contêm mais vitamina C por peso que uma laranja, é excelente fonte de antioxidantes, como as vitaminas A, C e E, além de carotenoides, flavonoides e polifenóis. Os antioxidantes são responsáveis pela neutralização de danos celulares causados pela presença de radicais livres, compostos associados ao envelhecimento e surgimento de várias doenças.

●    Rico em nutrientes

Os potenciais nutricionais do goji berry são amplos. Em sua composição, há 21 minerais-traço (elementos fundamentais para o metabolismo não produzidos pelo organismo), como zinco, ferro, cálcio, cobre, fósforo, selênio, potássio; vitaminas B1, B2 e B6; oito polissacarídeos (fonte primária de fibras); e 18 aminoácidos, sendo oito deles essenciais.

●    Regula os níveis hormonais

Um estudo realizado na China demonstrou que ratos alimentados com goji berry tiveram seus níveis hormonais regulados e aumento na qualidade e quantidade do esperma dos espécimes machos.

●    Melhora a visão

Um estudo realizado em Hong Kong mostrou que o goji berry é útil na prevenção de problemas de perda de visão. Os voluntários saudáveis submetidos aos testes tiveram aumento da quantidade de zeaxantina (composto que auxilia na preservação da visão) no sangue após consumirem por 28 dias 15 gramas do fruto.

Apesar do constante apelo midiático sobre seus benefícios, é importante ressaltar que o aproveitamento das propriedades do goji berry deve ser parte de um plano alimentar juntamente com outros alimentos frescos e integrais.

goji berry

Goji berry emagrece?

Diante de tantos benefícios, será que o goji berry também emagrece? Bom, é de conhecimento geral que uma alimentação natural aliada a exercícios físicos traz grandes benefícios para a saúde. Muito do discurso sobre o potencial emagrecedor do goji berry tem relação com sua alta concentração de antioxidantes e forte apelo midiático.

Contudo, a literatura científica disponível que relata as propriedades contra o câncer, doenças degenerativas e combate ao sobrepeso ainda é inconclusiva.3

Além disso, um estudo feito pela Universidade de Gotemburgo evidenciou que o consumo excessivo de alimentos com antioxidantes pode ter efeito reverso, ou seja, acelerar a progressão de determinados tipos de câncer.4

Como consumir

No Brasil, os goji berries são vendidos desidratados a granel ou em suco pronto. É possível utilizá-los em shakes, com cereais, sucos e saladas de frutas. Recomenda-se hidratar o fruto por algumas horas em água filtrada antes do consumo para potencializar o efeito das fibras.

A porção diária recomendada é de 15 a 45 g por dia, pois quantidades maiores podem causar reações alérgicas ou prejudicar a circulação sanguínea.

Alguns estudos sugerem que a ingestão associada à utilização de medicamentos anticoagulantes pode elevar o risco de hemorragia. Aconselha-se consultar um nutricionista antes do consumo para avaliar a possibilidade de interação com outras substâncias ou medicamentos.

Onde encontrar

Geralmente você pode encontrar o goji berry em casas de produtos naturais. O preço pode variar de acordo com o estabelecimento, sendo em média R$ 100 o quilo do fruto desidratado.

Faça em casa

Quer conhecer outras dicas de alimentação saudável? O Namu possui vários cursos online com foco na alimentação equilibrada, sem contar os inúmeros artigos no blog e vídeos no canal do Youtube que complementam ainda mais o estudo de quem se interessa pelo assunto. Conheça nossos conteúdos e nos diga o que achou nos comentários!