Você joga fora as sobras e as cascas dos alimentos que utiliza? Sabia que é possível reciclar os resíduos orgânicos? Isso mesmo, você pode reutilizar esses restos que iriam para o lixo de uma maneira bem simples, realizando a compostagem.

A compostagem é uma técnica que transforma os restos orgânicos (restos de comida) em adubo. É um processo biológico que valoriza a matéria e a transforma em material fértil, cheio de nutrientes. Frutas em geral (sobras e cascas), legumes, verduras, cascas de ovo, sachê de chá, erva de tereré e chimarrão, grãos, sementes, borra de café e até o filtro podem ser utilizados na compostagem.

Uma das vantagens de fazer compostagem em casa é a redução e reciclagem do lixo. Quando misturados nos aterros, os objetos (sejam orgânicos ou não) poluem o meio ambiente. A decomposição gera o gás metano, que contribui para o efeito estufa. Se todos aderissem a compostagem, o solo, a água e o ar teriam menos contaminações. Uma ajuda e tanto para o nosso planeta, não acha?

Benefícios da compostagem nas plantas

As hortas orgânicas são boas opções para quem deseja ter alimentos frescos e ricos em nutrientes. Você pode coloca-la em qualquer cantinho da sua casa, desde que o local tenha sol. E como todas as plantas precisam de cuidado, com a horta não é diferente.

Para ter uma colheita abundante e saudável, você precisa deixar a terra fértil e evitar que possíveis pragas cheguem nas plantas. Com a compostagem você tem a oportunidade de tudo isso.

O material colhido pela técnica é rico em nutrientes. Quando colocado nas plantas, seja em flores ornamentais ou em hortas, ajuda a fertilizar o solo. O húmus, como também é chamado, é uma ótima alternativa para quem deseja abandonar o uso de fertilizantes sintéticos e optar por uma horta orgânica.

Diferente do chorume tóxico produzido nos lixões, o líquido produzido pela compostagem pode ser utilizado na jardinagem. Ele ajuda a deixar o solo fértil e, seguindo alguns passos, pode servir como pesticida natural.

Viu quantos benefícios a compostagem tem? Você cuida das suas plantas, da sua saúde e do meio ambiente.

compostagem

Onde fazer a compostagem?

Normalmente, quem mora em cidades grandes e não tem uma área muito espaçosa, opta pelo uso de composteiras adaptadas para a realização do processo.

Uma das mais comuns é a composteira com caixas plásticas. Os compartimentos ficam um em cima do outro. Normalmente, o modelo contém três caixas, sendo a primeira para os resíduos, e a última, que possui uma torneira, para o chorume.

Agora que já sabe o que é compostagem e como ela é importante para a saúde das suas plantas e do meio ambiente, que tal aprender o passo a passo para fazer uma horta em casa?

No curso da professora Ale Nahra Hortas caseiras agroecológicas, você aprende a reutilizar matérias orgânicos e inorgânicos, a fazer a compostagem, a montar uma horta e a cuidar de cada plantinha, além de te reconectar com a natureza. Confira agora mesmo!