Quem gosta de pesquisar sobre as novidades saudáveis da gastronomia, provavelmente já ouviu falar em biomassa de banana verde. O alimento trata-se da polpa cozida dessa fruta que, além de deliciosa, é popular no Brasil. Como produto, é obtido uma massa nutritiva e com diversos benefícios à saúde.

A biomassa de banana verde é rica em vitamina A e em vitaminas do complexo B, além de minerais como fósforo, manganês e potássio. Ela também é rica em fibras não digeríveis e que fazem muito bem ao intestino.

Neste post, mostraremos a você um passo a passo do preparo da biomassa, os principais benefícios de consumi-la e algumas dicas exclusivas de alimentos que podem ser preparados com ela. Continue a leitura e confira!

Como é produzida a biomassa de banana verde?

Esse alimento pode ser adquirido pronto nos supermercados. Você também pode ser feito em casa de forma muito prática. Para isso, basta ter uma panela de pressão e um cacho de bananas nanicas verdes e seguir os passos abaixo:

  1. retire as bananas do cacho sem romper a casca e limpe-as com água e sabão;
  2. coloque água em uma panela de pressão, preenchendo seu volume pela metade, e leve ao fogo até a fervura;
  3. coloque as bananas e cozinhe-as sob pressão por 10 minutos;
  4. desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente;
  5. retire as bananas da panela e separe a polpa;
  6. bata a mistura no liquidificador ainda quente, com um pouco de água, até formar uma pasta espessa;
  7. coloque a biomassa em forminhas pequenas, como as de gelo;
  8. guarde na geladeira por até sete dias ou congele o alimento por até 2 meses.

Quais são seus principais benefícios?

São diversas as propriedades nutricionais deste alimento que resultam em algumas vantagens para o organismo. Entre as principais, podemos destacar:

  • prevenção do diabetes tipo 2;
  • perda de peso;
  • recuperação da flora intestinal;
  • fortalecimento da imunidade;
  • diminuição do colesterol;
  • estímulo do trânsito intestinal;
  • aumento da produção de serotonina, hormônio do bem-estar;
  • prevenção do câncer de intestino.

A recomendação é consumir até duas colheres de sopa de biomassa de banana verde por dia para usufruir dos seus benefícios. Mais do que isso pode provocar gases e prejudicar a absorção de nutrientes como cálcio e zinco.

Como preparar a biomassa de banana verde?

A biomassa tem um sabor neutro e pode ser utilizada na culinária como espessante, pois aumenta a consistência das receitas. Por esse motivo, ela é uma boa substituta de óleos, creme de leite, leite condensado ou maionese para preparar tortas, molhos, brigadeiro e bolos, sem alterar o sabor desses alimentos. Você também pode acrescentar a biomassa nos seus sucos. As bebidas ficarão com maior cremosidade, semelhante a uma vitamina.

Se o seu objetivo é ter uma alimentação funcional e uma vida mais saudável, com foco em regulagem do organismo, a biomassa de banana verde deve ser inserida na sua dieta. Aproveite as nossas dicas para preparar a sua e comece a usufruir dos benefícios desse alimento.

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