Optar pela alimentação equilibrada é essencial para ter uma vida longa e saudável, por isso a importância de sempre ingerir alimentos funcionais. Assim como um simples cronograma das atividades do trabalho, o dia a dia precisa ser regrado quando o assunto é refeição. Por mais que muitos saibam da importância de se alimentar corretamente, acabam por ficar horas seguidas sem comer, seja por motivos estéticos ou falta de tempo.

Cuide-se

Não é novidade que o café da manhã é considerado a principal refeição do dia, já que é essencial para a reposição de energia. Porém, as demais também têm seu papel no corpo humano. Já experimentou não almoçar ou então ir para a cama direto sem jantar? O organismo sente e pode, inclusive, ficar bem debilitado.

O mesmo pensamento serve quando se fica muitas horas sem consumir nada. Dor de cabeça, náuseas e até desmaios estão entre as principais consequências desse tipo de atitudes, além de não ajudar a emagrecer. Especialistas da área alertam: o ideal é se alimentar de três em três horas. Pode ser fácil e prático, basta ter disciplina e motivação.

O que comer

Se seu dia é corrido e não tem tempo de preparar algo mais elaborado, leve na bolsa barrinhas, frutas ou snacks saudáveis. Além de deliciosos, são ótimas opções para forrar o estômago nos intervalos entre as refeições. Atenção: fique de olho no que ingere e em quais quantidades. Nada de exagerar nos pratos principais, caso consuma esses lanchinhos a cada três horas, pois pode contribuir consideravelmente para o aumento de peso. O ideal é ser equilibrado.

Observação: não fique sem comer, a não ser que seja por recomendação médica, sempre com o devido acompanhamento.

Veja, a seguir, um infográfico com os alimentos que você pode ingerir nos intervalos de cada refeição.

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Foto: Miroslav Vajdic / Flickr / CC BY-SA 2.0