O treino funcional pode ser de grande ajuda para quem procura uma atividade física completa e que proporcione bem-estar. Assim como a prática de qualquer exercício, esse treinamento consiste em trabalhar e fortalecer o corpo, garantindo a eficácia das tarefas básicas do dia a dia. Diferente da musculação que foca em áreas especificas, o treino funcional abrange todo o corpo.

Pessoas que nunca tiveram contato com a prática de atividades físicas, ou não sabem como proceder, tem muitas dúvidas em relação a alimentação. E uma delas é o comer antes do treino? Acredite, essa não é uma pergunta boba, já que ter uma alimentação regrada é importante para chegar ao nível desejado.

Alimentos certos

De nada adianta fazer um treino funcional todos os dias se a sua alimentação não for das melhores, e isso também vale para qualquer atividade física. Escolher quais alimentos vai ingerir e a que horas é essencial para garantir um treino saudável e a boa manutenção do organismo.

Se o seu intuito for emagrecer, esqueça aquela história de ficar horas sem comer. Isso não faz nada bem e, inclusive, ajuda no desenvolvimento de várias doenças. O ideal é se alimentar de três em três horas e sempre optar por alimentos naturais, funcionais e, claro, deliciosos.

Um atleta profissional, ou até mesmo um praticante amador, não pode ficar em jejum antes do treino. O lanchinho deve ser leve e consumido entre 30 minutos e 1 hora antes da prática.

Você deve acrescentar no seu cardápio carboidratos de simples digestão e proteínas.  Frutas, como as bananas, também são bem-vindas no menu. A banana, por exemplo, é uma ótima aliada dos amantes de exercícios. Ela contém o potássio, que ajuda a prevenir câimbras, e traz sensação de saciedade. Além disso, os açúcares naturais encontrados na fruta (sacarose, frutose e glicose) energizam todo o corpo.

treino funcional

Barrinhas de cereais e sucos naturais também entram na lista de alimentos ótimos para ingerir antes do treino funcional. Nada de produtos industrializados. Sucos de caixinha e refrigerantes não devem ser considerados.

Gostou das dicas? Aprenda uma receita nutritiva e muito saborosa, ótima para o pré-treino.

Receita

Abacate com leite vegetal e quinoa

O abacate é um alimento saudável e deve fazer parte do cardápio dos praticantes de atividades físicas. A fruta é rica em vitaminas e minerais como potássio, magnésio, fósforo e ferro. Também contém gorduras saudáveis, fibras e poucos carboidratos.

Ingredientes

  • ½ abacate
  • 250 ml de leite de amêndoas 
  • 6 g de quinoa em flocos
  • 15 ml de mel

Modo de preparo

Corte o abacate ao meio. Coloque o abacate no liquidificador com o leite de amêndoas e o mel. Bata até obter uma consistência homogênea. Dependendo da consistência do abacate, coloque mais leite. Coloque em uma taça e polvilhe com a quinoa em flocos.

Agora que já sabe da importância de se alimentar bem antes da prática de qualquer atividade física, que tal programar uma sequência de exercícios? No curso Programa de treinamento funcional em casa você aprende exercícios que te ajudarão a realizar as tarefas do a dia com mais facilidade. Não perca!