Ter uma vida saudável consiste em abrir mão de muitas rotinas, inclusive na alimentação. Existem diversas substâncias essenciais para manter o organismo em dia, e tirá-las de seu cardápio nem sempre pode ser o mais indicado. Vitaminas e minerais podem ser encontrados com grande facilidade em alimentos naturais, como nas frutas, nos legumes e nas verduras. Já os carboidratos em massas, cereais e tubérculos. E as proteínas?

As proteínas são constituídas por aminoácidos e podem ser divididas em dois grupos: as de origem animal e as de origem vegetal. Apesar de diferirem entre si, ambos os grupos trabalham para manter o organismo fortalecido e cada proteína possui uma ação fisiológica específica.

Muitos são os benefícios dessas proteínas, que se não ingeridas podem afetar a saúde do ser humano. Por exemplo, essas substâncias são essenciais para a formação dos ossos, tecidos e de sua regeneração. Produção de energia e hemoglobina; constituição de unhas e cabelos; manutenção do sistema nervoso; e regulação do metabolismo também entram na lista.

Alimentos como carne vermelha, ovos, frango, peixe, leite e derivados possuem bons níveis de proteínas. Já para quem segue o estilo de vida vegetariano e vegano, é possível fazer substituições com algumas leguminosas como feijão, lentilhas e soja, desde que recomendadas pelo nutricionista.

Veja, a seguir, um infográfico para acrescentar, de forma simples, as proteínas em cada refeição. Lembre-se que elas são importantes para você ter uma vida cheia de saúde.

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Foto: Craig Dugas / Flickr / CC BY 2.0