Desde pequeno, o ser humano é acostumado a beber leite. Primeiro vem o da mãe, depois em pó e, por último, o de vaca. A ingestão da bebida é tão comum que muitas receitas a têm como base: bolos, pudins, tortas, purês, mingaus. Porém, não são todas as pessoas que podem, ou querem, consumir o leite de origem animal. E como substituição, utilizam as bebidas de origem vegetal nas preparações.

Além de delicioso, o leite vegetal é mais nutritivo do que o vendido nos supermercados. Primeiro, porque o ser humano não foi criado para ingerir leites de outros mamíferos. Segundo, porque as bebidas das caixinhas são processadas para mascarar contaminações do produto durante o processo de “fabricação”.

Benefícios dos leites vegetais

Leites vegetais como o de arroz integral, amêndoa, aveia, castanha-de-caju, coco, gergelim, semente de girassol e soja possuem nutrientes importantes para o organismo. Fibras, vitaminas, minerais e boas gorduras estão entra as substâncias benéficas encontradas nessas bebidas. Além disso, quem é intolerante à lactose tem a oportunidade de saborear receitas incríveis sem medo.

Leite de arroz

Já pensou naquele café da manhã delicioso, cheio de frutas, pães e um leite de arroz preparado na hora? O arroz, principalmente o integral, é um ótimo cereal para fornecer energia para o dia. Ele também possui minerais como o magnésio e vitaminas do complexo B.

Leite de amêndoas

Um leite de amêndoas também não seria nada mal. A oleaginosa possui boas gorduras, aquelas que ajudam a reduzir o mau colesterol. Também possui minerais como ferro, cálcio, fósforo, manganês e magnésio, sem contar com as proteínas e algumas vitaminas.

Leite de aveia

Que aveia é uma delícia muita gente sabe. O  que poucos conhecem são as propriedades desse pequeno alimento para a saúde. A aveia é ótima para a regulação do intestino, isso por conta da grande quantidade de fibras que possui. Minerais como cálcio e zinco também se encontram na composição do cereal.

Leite de castanha-de-caju

O leite de castanha-de-caju é mais uma alternativa para substituir o leite de origem animal. A oleaginosa ajuda a reduzir os níveis do mau colesterol e ainda conta com vitaminas e minerais como ferro, zinco e potássio.

Leite de coco

O leite de coco é um dos mais conhecidos e é utilizado tanto para fins alimentícios quanto para estéticos. A bebida pode ser usada em diversas receitas e conta com vitaminas e minerais como potássio, ferro, magnésio e manganês.

Leite de semente de girassol

Nem todos sabem, mas a semente de girassol é um bom alimento para o preparo do leite. A semente ajuda a fortalecer o sistema imunológico, unhas e cabelos. Também possui vitamina A, minerais como selênio, cálcio, ferro e zinco e proteínas.

Melhor produto para substituição

Agora que já sabe quais são os benefícios dos leites vegetais, pode fazer a substituição sem problemas. Porém, algumas dúvidas podem surgir: é melhor o preparar o leite em casa ou é melhor comprar?

Muitas vezes, a correria do dia a dia não permite que as pessoas disponibilizem tempo para a realização da bebida. Nesse caso, a melhor alternativa é adquirir um leite vegetal com a menor quantidade de ingredientes. Produtos com muito sódio, conservantes, adoçantes e corantes devem ser evitados. Os orgânicos são sempre melhores.

A melhor opção continua sendo o caseiro, por isso separe um tempo na semana para o preparo. Além de mais barato, é mais saudável, pois conta com ingredientes 100% naturais.

Como preparar o leite vegetal

Como já viu, existe uma infinidade de receitas de leite vegetal. Porém, antes de tudo, é preciso estar atento a alguns detalhes.

Oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas necessitam ficar de molho de 4 a 12 horas antes do preparo do leite. Não pule essa etapa, ela é importante para hidratar os alimentos. Outra dica é optar por ingredientes frescos e orgânicos.

Anotou? Confira, a seguir, 2 receitas de leites vegetais para fazer em casa.

Leite de arroz

Ingredientes

½ xícara de arroz integral

500 ml de água

Canela a gosto

Modo de preparo

Coloque o arroz integral de molho em água mineral por 8 horas. Passado esse período, coloque o arroz hidratado no liquidificador junto com a água. Bata no liquidificador e, se preferir, coe o leite. Adicione a canela e misture. Sirva

Leite de amêndoas

Ingredientes

1 xícara de amêndoa crua

4 xícaras de água mineral

Modo de preparo

Deixe as amêndoas de molho na água durante uma noite (de 8 a 12 horas). Passado o tempo, escorra as amêndoas e enxague-as. Bata as amêndoas no liquidificador com 4 xícaras de água. Com a ajuda de um pano limpo, ou saquinho de voal, coe o leite. Você pode utilizar uma colher para empurrar e aproveitar todo o líquido. Esprema o máximo que puder. Sirva.

Viu como é fácil preparar o seu próprio leite em casa? Agora que sabe, aprenda receitas incríveis de doces, bolos e tortas, ideais para quem tem intolerância ao glúten e lactose.

Foto: rawpixel / Pixabay / CC0 Creative Commons; jennyleenaguirre / Pixabay / CC0 Creative Commons