O ser humano é constituído por diversos elementos, entre eles a água, substância que compõe cerca de 60% do organismo e exerce um papel fundamental no equilíbrio e manutenção do corpo. Toda vez que o organismo está com o nível de água baixo, o cérebro é avisado, e é por isso que sentimos sede. E para repor o líquido perdido, seja em trabalhos leves ou até em atividades físicas, é importante sempre tomar bebidas e manter-se hidratado, ainda mais em épocas quentes, como o verão.

O ideal é ingerir 2 litros de água por dia. Sucos? Só naturais. Refrigerantes e suquinhos industrializados tendem a ter muito açúcar e conservantes, aditivos que podem ser prejudiciais à saúde, principalmente para quem os ingere com bastante frequência. Por isso, uma boa opção é carregar uma garrafa de água na bolsa. Outra alternativa também é consumir frutas in natura.

Alimentos como pepino, abacaxi, morango, melancia e melão são ricos em água e boas escolhas para quem deseja repor líquido no corpo. Apesar de serem ótimos para complementar as principais refeições do dia, comê-los no lanchinho da tarde já vale. Mas lembre-se, nunca deixe de tomar água.

Agora, se você não tem muito tempo para preparar uma magnífica salada de frutas ou simplesmente prefere fazer uma bebida fresca e saudável, está no lugar certo. O post de hoje traz 4 receitas de sucos funcionais, ótimos para tomar com gelo e ainda hidratar o corpo.

Sabor e saúde na medida certa

Você conhece as vantagens das frutas que ingere? Antes de preparar qualquer tipo de receita, é preciso conhecer os alimentos que serão utilizados. Por exemplo, frutas cítricas como limão, laranja, toranja, acerola e kiwi são ótimas fontes de vitamina C, importante antioxidante que fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir gripes e resfriados, além de proteger as células do envelhecimento precoce.

A melancia e o melão são pedidos certos quando o assunto é hidratação, pois possuem alta quantidade de água na composição. Já a água de coco pode ser ingerida pura ou servir como base para diversos sucos, isso por conta de suas vitaminas e minerais. Incrível, não?

Vamos às receitas!

Suco de melancia com morango

½ melancia

10 morangos

Água

Açúcar a gosto

Descasque a melancia e tire as sementes. Em seguida, coloque no liquidificador junto com os morangos lavados e acrescente um pouco de água (caso queira consistente coloque menos água, já se quiser ralo adicione mais água). Após o procedimento, sirva.

*Adoce só se necessário

Suco de abacaxi com hortelã

1 abacaxi

8 ou 10 folhas de hortelã

Água

Açúcar a gosto

Descasque o abacaxi e parta aos pedaços. Em seguida, coloque no liquidificador junto com a hortelã lavada e acrescente a água, aproximadamente 1,5 L. Coe e sirva.

Suco de laranja e acerola

4 laranjas

6 acerolas

Água

Açúcar a gosto

Corte as laranjas e extraia o suco. Em seguida, coloque no liquidificador com as acerolas lavadas e acrescente a água. Sirva.

Suco de melão com limão

½ melão

1 limão

Água

Açúcar a gosto

Descasque o melão e corte em cubos. Em seguida, coloque no liquidificados com o suco do limão e a água. Sirva.

Lembrando que o ideal é consumir as bebidas assim que ficarem prontas, para que não percam os nutrientes. A quantidade de ingredientes depende de quanto suco deseja preparar, por isso fique à vontade para acrescentar ou diminuir o que achar necessário.

Gostou das receitas? Que tal aprender diversos pratos equilibrados para acompanhar esses sucos deliciosos? Confira nossos cursos online de gastronomia saudável e descubra novos sabores.

Fotos: barnimages.com / Flickr / CC BY 2.0; U.S. Department of Agriculture / Flickr / Public Domain Mark 1.0; Breville USA / Flickr / CC BY 2.0; Breville USA / Flickr / CC BY 2.0; Katrin Gilger / Flickr / CC BY-SA 2.0