Não é preciso ser nutricionista para saber da importância de uma boa alimentação. A saúde do ser humano está diretamente ligada ao que ele consome e a sua rotina, ou seja, tudo o que se faz gera uma consequência, seja boa ou ruim. Por isso é essencial escolher os alimentos certos para repor as energias e proporcionar todas as vitaminas e minerais que o organismo necessita.

O que comer?

E para quem passa o dia todo fora de casa, muitas vezes o normal é comer um produto nem tão saudável assim, até porque a recomendação é de se alimentar de três em três horas. O que se pode fazer, então, para evitar o consumo de alimentos cheios de sódio, açúcar e outras substâncias prejudiciais? É super fácil.

Comece o dia leve e com um nutritivo café da manhã. Você pode optar por pão integral, cereais, iogurtes e frutas. O seu almoço pode ser rico em proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos. Mas fique atento a que tipo de carne consome. Também não exagere nos condimentos, o ideal é dar um toque especial com temperos naturais.

Para não fazer tudo às pressas, planeje o seu almoço com antecedência. Não é preciso perder muito tempo na cozinha, basta se programar e deixar anotado tudo o que irá fazer. Outra alternativa é preparar o cardápio aos finais de semana e congelar. Se deseja aprender mais sobre técnicas de congelamento, existem diversos cursos online na área.

O lanche da tarde pode ser equipado com barrinhas naturais, de preferência caseiras, e algumas oleaginosas, como nozes e castanhas. Além de apetitoso, o seu jantar deve ser leve e suprir os nutrientes para o seu corpo. Se o dia está mais frio, uma dica é preparar um delicioso caldinho de feijão ou uma sopa com legumes e verduras.

Quer comer algo antes de dormir? Prefira um lanchinho bem leve ou uma infusão/ chá.

Confira a seguir um guia prático para comer de forma saudável.

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Foto: Paul Rysz / Flickr / CC BY-ND 2.0