Você sabia que é possível ter frutíferas em vasos como romã, pitanga e jabuticaba, ou mesmo aproveitar pequenos espaços com muito sol para fazer sua horta ou pomar em casa?

Neste vídeo, convidamos o paisagista Odilon Claro para mostrar a você como incrementar sua horta caseira com frutas fáceis de cuidar e que alegram o ambiente. Confira: 

As árvores frutíferas Pitanga, Romã e jabuticaba são ótimas opções para ter na horta em casas e apartamentos. Afirma o paisagista Odilon Claro. 

O especialista explica que as três espécies se adaptam bem ao cultivo em vaso. Essas, precisam de, pelo menos, de 4 a 5 horas de sol na copa das árvores para crescer e produzir. 

“Dê preferência por uma jabuticabeira que seja híbrida: são plantas de porte menor e que produzem até quatro vezes ao ano.”, diz Odilon. 

No mesmo vídeo, o especialista dá instruções sobre como acomodar suas frutíferas em vasos adequadamente. 

“Além disso, escolha vasos que o torrão da planta (a raiz dela) esteja confortável. Deve haver uma sobra de terra, de pelo menos 20-30% maior do que o vaso original para que a árvore evolua.” 

Mas e as podas, como fazer? “As três frutíferas são controláveis com podas. Por isso, não se preocupe, você pode ter o domínio do volume e altura das frutíferas. E, ainda assim, continuar com o cultivo”, esclarece. 

Frutíferas em vasos mais comuns

Jabuticaba em vaso

Além de ser uma delícia, ter frutíferas em vasos como a jabuticaba na sua horta caseira ou em um pequeno espaço de seu quintal pode trazer benefícios para a sua saúde.

Isso porque a jabuticaba é rica em diversos nutrientes importantes. Alguns como vitaminas C e B1, ferro, potássio, fibras e compostos antioxidantes.

Por conta destes antioxidantes, além de retardar o envelhecimento celular, ter jabuticaba em vaso pode contribuir com o tratamento e prevenção de diversas doenças crônico-degenerativas, como: 

  • hipertensão;
  • câncer
  • diabetes;
  • doenças cardiovasculares;
  • e muitas outras. 

A jabuticaba também contém uma substância recentemente descoberta chamada jaboticabin. Essa substância ajuda em muito no da DPOC: doença pulmonar obstrutiva crônica. 

Mas por que ter uma árvore de jabuticaba em vaso na sua horta caseira e não comprar no mercado? 

Por ser muito perecível, a comercialização in natura é difícil. Assim, subprodutos como geleias, licores, sucos detox e sorvetes são mais fáceis de ser encontrados. 

Além disso, a fruta é típica brasileira e só tem aqui: mais um bom motivo para cultivar em sua própria horta em casa em vez de esperar pelo mercado. 

Afinal, nada substitui o sabor da fruta fresca, com gostinho de infância para muitos. Ainda mais quando se trata de preparar receitas naturais como esta abaixo, de suco antioxidante. Confira:

Pitanga em vaso 

A pitanga é uma das melhores opções de cultivo de frutíferas em vasos, tanto para hortas em casa quanto para apartamento.  

Além de saborosa in natura, a frutinha típica brasileira (assim como a jabuticaba) pode ser consumida em sobremesas, doces, sucos, chás e pratos agridoces com grandes benefícios à saúde. 

frutíferas em vasos

Quanto aos nutrientes, a pitanga tem boa quantidade de carotenos, os quais fornecem vitamina A para o organismo. Ela é essencial para o bom funcionamento da visão, do sistema imunológico e para manter a pele saudável. 

Além dessa substância, presença de vitamina C e do complexo B também auxiliam na produção de energia e no combate aos radicais livres. São eles os responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e pelo aumento de doenças crónicas.

Frutíferas em vasos: Curso de horta em casas

Gostou da ideia de ter árvores frutíferas em vasos e agora quer começar ou até incrementar sua horta urbana? Agora você pode. 

Confira nosso curso online de hortas caseiras agroecológicas com a especialista em alimentação Alessandra Nahra Leal. Você vai adorar!