Uma forma de economizar na hora da feira, é se atentar em comprar as frutas de cada estação. Isso vale não só para donas de casa, mas também para quem possui um estabelecimento no ramo alimentício. Incluir no menu pratos com ingredientes caros e difíceis de encontrar acaba por comprometer a verba do proprietário, é por isso que restaurantes e cafeterias optam por oferecer doces e sucos da época.

De acordo com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, Ceagesp, o mês de maio é bom para encontrar frutas como uva, tangerina, pêra, mamão, mangostão, maçã, kiwi, caqui, banana e abacate. O que não se sabe, muitas vezes, são dos benefícios que esses alimentos proporcionam para o organismo. Quer saber quais são?

Delicie-se e confira os nutrientes e vantagens da ingestão dessas frutas para a sua saúde.

Abacate

Seja doce ou salgado, o abacate é um alimento delicioso e muito nutritivo. Ele é fonte de vitaminas do complexo B, A, C, K e E, além de minerais como folato, potássio, magnésio, ferro, zinco e fósforo. Sua ação antioxidante é responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico e prevenção do envelhecimento precoce das células. As fibras e gorduras saudáveis encontradas na composição da fruta também têm suas vantagens: trazem sensação de saciedade e ajudam no controle do colesterol e açúcar no sangue.

Você pode aproveitar todos esses benefícios e fazer guacamole ou uma saborosa maionese de abacate. Lembre-se, nada exageros, consuma na quantidade correta.

Banana

A banana é outra fruta encontrada nos ares de outono. Ela é um dos alimentos naturais preferidos dos atletas, pois contém substâncias energéticas para o organismo. Fonte de vitaminas do complexo B, C e E, é rica em carboidratos e fibras solúveis e insolúveis. Também é possível encontrar minerais como ferro, magnésio e potássio, ótimo para prevenir câimbras e dores musculares. Normalmente, duas bananas produzem energia para 90 minutos de atividades físicas.

Diga não ao desperdício. Faça em delicioso bolo de banana com casca para acompanhar aquele café quentinho.

Caqui

Quem não se derrete com aquele caqui suculento e meio alaranjado? E essa cor se deve a um elemento chamado licopeno, que é uma substância antioxidante e ajuda no combate aos radicais livres, responsáveis por doenças degenerativas e envelhecimento precoce das células. A fruta também é fonte de minerais e vitaminas A, B1, B2 e C, boas para o fortalecimento do sistema imunológico e saúde das células da pele e da visão.

Uma dica é preparar uma boa geleia de caqui para passar na bolacha de água e sal ou na torrada.

Mamão

O mamão sempre faz parte daquelas cenas cinematográficas de café da manhã. E não é para menos, pois além de ter um ótimo sabor é funcional. Suas propriedades aumentam a resistência física, regulam o trânsito intestinal (laxante natural) e os carotenoides fortalecem o sistema imunológico. Ele é fonte de cálcio, potássio, fibras, ferro e vitaminas A, C e do complexo B.

A salada de frutas é uma alternativa para quem deseja um prato leve e ao mesmo tempo nutritivo. Adicione uns bons pedaços de mamão in natura. Você também pode consumir o mamão em bebidas com leite, como o batido/shake.

Maçã

Rica em vitamina A, a maçã é boa para manter a saúde da visão em dia. A fruta também tem níveis consideráveis de vitamina C, vitamina E, vitaminas do complexo B e fibras, como a pectina. Quando consumida constantemente, os seus benefícios podem ser notados na produção de colágeno, elastina e glóbulos vermelhos, além da prevenção do envelhecimento precoce. Outra vantagem está na higiene bucal, pois a mastigação estimula a região e a consistência mais dura do alimento auxilia na remoção de restos e da placa bacteriana.

A casca da maçã também é cheia de nutrientes. Sucos e chás estão na lista de bebidas de fácil preparo e muito saudáveis.

Tangerina

A tangerina é uma das frutas cítricas mais consumidas. Rica em vitamina C, é boa na prevenção de gripes, resfriados e fortalecimento do sistema imunológico. A presença de fibras torna a fruta um laxante natural, adequada para quem deseja ficar longe das desconfortáveis constipações. Também tem efeitos diuréticos e a os níveis de vitamina A são eficazes quando o assunto é saúde da pele. Potássio, magnésio e ácido fólico fazem parte da composição da tangerina.

Doces, sucos, compotas, geleias, bolos e sucos estão entre as delícias feitas com a fruta.

Gostou dos benefícios das frutas do outono? Então conheça nossos cursos online de alimentação saudável e monte um cardápio colorido e rico em nutrientes.

frutasdeoutono

Foto: Vince Wingate / Flickr / CC BY-SA 2.0