Ter uma alimentação equilibrada no verão é essencial para manter o bem-estar. O ideal é evitar alimentos pesados e cheios de substâncias tóxicas, como os conservantes, já que o consumo excessivo pode atrapalhar a boa manutenção do organismo. As frutas da estação são ótimas opções para quem deseja incrementar um cardápio prático, delicioso e rico em nutrientes.

Um dos grandes problemas no verão é não se atentar ao que se coloca na mesa na hora da refeição. Comer de qualquer jeito, ou em lugares sem o mínimo de higiene, pode desencadear problemas como intoxicação alimentar e, em casos mais graves, desidratação. Além de serem alimentos naturais, as frutas contêm inúmeras vitaminas e minerais que ajudam a manter o estômago leve e a saúde em dia.

Quer saber quais são as frutas da estação? Confira, a seguir, uma lista com as frutas do verão, segundo a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), e conheça alguns dos seus benefícios.

Abacate

O abacate é uma das frutas queridinhas dos atletas e dos praticantes de atividades físicas. Por ser rica em gorduras saudáveis, fibras e poucos carboidratos, a fruta pode entrar no cardápio sem problema algum, mas nada de exageros.

Seja doce ou salgado, o abacate ainda conta com vitaminas do complexo B, A, C, K e minerais como fósforo, zinco, potássio e ferro. As fibras ajudam a controlar o colesterol e o açúcar no sangue e os antioxidantes a prevenir doenças do sistema imunológico e o envelhecimento precoce das células.

Você pode consumi-lo em vitaminas com leite ou em molhos, como o guacamole.

Uva

Inconfundível pelo sabor, a uva é uma das frutas mais utilizadas quando o assunto é comemoração. A fruta pode ser consumida em saladas de frutas ou agridoces, nas bebidas, em molhos e in natura.

Assim como o abacate, a uva possui inúmeros benefícios para a saúde. A delícia tem bons níveis de vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, ferro e potássio. A ação antioxidante ajuda a prevenir doenças crônicas e cardiovasculares.

frutas da estação

Carambola

Hum, quem não gosta de um suco fresquinho de carambola? A fruta é uma delícia e conta com diversas propriedades nutricionais. Além de fortalecer o sistema imunológico, o que é ótimo para gripes e resfriados, a carambola é um ótimo pedido contra infecções.

Gosta de carambola? Não exagere. A fruta pode ser tóxica e prejudicial ao corpo. A toxina caramboxina, presente na fruta, pode levar quem sofre com insuficiência renal à morte. Fique atento.

Mamão

Sabe o que combina com o café da manhã? Frutas, e o mamão é uma delas. A delícia pode ser consumida em vitaminas, sucos ou simplesmente in natura, cortada aos pedaços.

A fruta, assim como o abacate, está na lista de quem pratica algum tipo de atividade física. É rica em vitaminas do complexo B, vitaminas A e C e minerais como ferro, potássio e cálcio, além das fibras.

O mamão ajuda a manter a resistência física e a combater a fadiga, por isso é indicada para quem treina na academia ou em casa.

Figo, goiaba, laranja pera, limão taiti, melancia, pera, pêssego e pitaia ainda estão entre as frutas da estação.

Quer saber como preparar cardápios incríveis e equilibrados para o verão? Conheça nossos cursos online de gastronomia saudável e fique por dentro de tudo o que acontece no universo da culinária.