Já reparou que em determinados períodos algumas frutas somem das feiras? Isso ocorre por conta da sazonalidade de cada uma. Enquanto em janeiro é época do limão taiti, por exemplo, em agosto é época do maracujá azedo. E uma das formas de manter o cardápio sempre em equilíbrio e longe dos temidos agrotóxicos, é ficar atento as frutas da estação.

O outono é uma estação deliciosa. É quando o calor excessivo começa a diminuir e os dias mais amenos tomam conta. E para os amantes do frio isso é ótimo. É nesse momento também que o cuidado com a saúde deve ser redobrado, já que a baixa imunidade pode contribuir para doenças como gripes e resfriados.

A ingestão de alimentos naturais como frutas, verduras e legumes é ótima para fortalecer o sistema imunológico, prevenir a ação de radicais livres e proporcionar todos os nutrientes necessários para um dia a dia cheio de energia e bem-estar.

Segundo a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, Ceagesp, alimentos como abacate, abiu, ameixa, banana, caqui, figo, kiwi, maçã, mamão, pera e tangerina estão entre as frutas do outono.

Longe dos agrotóxicos

Agrotóxicos são substâncias prejudiciais ao organismo. Normalmente são utilizados na agricultura para controlar as pragas e conservar os alimentos. Porém, se consumidas em excesso, essas substâncias podem provocar alergias na pele e na respiração, problemas neurológicos e, em alguns casos, até doenças crônicas. Esses malefícios podem ser observados a curto ou longo prazo, tudo depende do nível de agrotóxico nos alimentos e do organismo de cada pessoa.

Uma boa forma de ficar longe de problemas é substituir esses alimentos convencionais, que são encontrados em feiras e supermercados, pelos orgânicos. Hoje em dia é possível adquirir frutas orgânicas em locais específicos. Você também pode montar uma horta em casa, assim poderá optar pelas sementes que quiser, e o melhor: sem agrotóxicos.

O ideal é respeitar a sazonalidade de cada alimento, até mesmo na hora de plantar. Se quer colher as frutas do outono, plante as que são dessa época.

frutas da estação

Benefícios das frutas da estação

Agora que sabe a importância dos alimentos orgânicos e de escolher os alimentos de cada época, que tal saber mais sobre os benefícios das frutas da estação?

Kiwi

Você sabia que o kiwi tem mais níveis de vitamina C do que a própria laranja? A pequena fruta verde ainda é rica em vitamina E, ferro, potássio, fósforo e magnésio. Se consumido constantemente, fortalece o sistema imunológico; combate a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células; ajuda a controlar os níveis de colesterol do sangue; e regula o intestino.

Pera

Pera é uma delícia, verdade? E com esses benefícios você não tirará essa fruta do cardápio.

Prática, a pera é ótima para carregar na bolsa como lanchinho entre as refeições. Ela tem bons níveis de vitamina A, boa para a visão; vitamina C, que protege o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória; potássio, que ajuda a gerar energia no corpo; e fibras, que proporcionam sensação de saciedade e regulam o intestino.

Abiu

Abiu não é muito conhecido no Sudeste, mas possui inúmeros benefícios para a saúde. Nativa da região Norte do Brasil, a fruta é rica em vitaminas do complexo B e minerais como fósforo e ferro, além fibras e proteínas. O abiu ainda é conhecido por suas propriedades expectorantes, ótimas para quem sofre com problemas respiratórios como bronquite e asma.

Esses são só alguns benefícios das frutas da estação.

Quer aprender o passo a passo para plantar o seu próprio alimento? Confira o curso Hortas caseiras agroecológicas e saiba como montar uma em sua casa sem dor de cabeça.