Sempre que pensamos em organizar uma festa ou um evento com os amigos e familiares, concluímos que não pode faltar comidas saborosas e diversificadas, não é mesmo? Que tal então preparar e servir alimentos finger foods para seus convidados?

De maneira geral, finger foods significa “comer com os dedos”, ou seja, é um tipo de comida servida em pequenas porções que podem ser consumidas de forma mais prática, sem o uso de talheres e pratos.

Conceito de finger foods

A maneira de servir finger foods surgiu dentro de um contexto moderno de comemorações. Atualmente, nas mais diversificadas festas, as pessoas querem se divertir e comer deliciosos aperitivos ao mesmo tempo.

Essa tendência gastronômica tem se firmado na cozinha brasileira e ganhou destaque a partir do ano de 2010. Dessa forma, já é possível encontrar esse serviço em muitos bufês.

No entanto, não é somente profissionais especializados que podem realizar esse tipo de serviço. Com as instruções corretas, você também é capaz de encantar seus convidados.

Ocasiões que podem ser servidos

Existem muitas opções de festas em que você pode servir finger foods. A versatilidade dessa tendência surpreende e muito os anfitriões e os convidados: seja em festas informais, com muitas pessoas, ou até mesmo nos eventos mais tradicionais.

Eventos tradicionais

Nas ocasiões especiais, como formaturas e casamentos, deve servir os alimentos como entrada. Em seguida, o prato tradicional, como jantar, por exemplo.

Eventos informais

Já em festas realizadas em casa, para proporcionar uma livre circulação dos convidados, o finger foods pode ser servido durante todo o evento.

Coquetéis em empresas

Os aperitivos servidos em pequenas porções facilita a atenção dos ouvintes nas palestras, enquanto degustam saborosas comidas. Além disso, tem a vantagem de gerar menos gastos.

Apresentações requintadas de comidas finger foods

A escolha dos utensílios que serão usados para colocar os alimentos é fundamental para demonstrar o cuidado que teve em prepará-los. Pense também em como seus convidados se sentirão bem recepcionados por meio de comidas bem elaboradas e feitas com carinho.

Lembre-se de adequar as cores dos utensílios com a tonalidade da decoração da festa. Para uma bonita apresentação, você deve providenciar servir os alimentos em:

  • copinhos;
  • mini-cumbucas;
  • palitos;
  • pratinhos;
  • pequenas travessas;
  • colheres de porcelana.

Os comestíveis podem ser servidos por garçons contratados ou ficarem dispostos em uma mesa para os convidados escolherem o que comer.

Tipos de pratos para serem oferecidos

Ao servir os pratos, procure diversificar usando da criatividade e capricho. Abaixo você confere algumas dicas:

  • canapés e aperitivos com recheios mais sofisticados – geleias e presuntos;
  • iguarias no palito – abobrinha com muçarela;
  • doces servidos em copinhos;
  • empadinhas e mini-hambúrgueres;
  • tortinhas;
  • porções pequenas de risotos, escondidinhos e saladas.

Por fim, vale lembrar que mostramos apenas algumas sugestões de quitutes finger foods que podem ser servidos em suas festas. No entanto, usando sua criatividade, muitos pratos podem ser criados e personalizados de acordo com o seu gosto e o de seus convidados.

Agora que você já conheceu um pouco sobre esse tema gastronômico, que tal aprofundar seus conhecimentos? Adquira e aprenda por meio de um curso especializado em finger foods e culinária viva a elaborar refeições de qualidade e saborosas. Esperamos por você!