Alimentos integrais são benéficos para a saúde e tão gostosos quanto os convencionais. O que acontece, é que muitas pessoas associam esse tipo de ingredientes com dietas. Também acreditam que o consumo desses produtos só se restringe as pessoas que têm algum problema de saúde, o que é mentira.

Qualquer um pode comer alimentos integrais. Pães, bolos, tortas, massas, arroz, tudo pode fazer parte de um cardápio saudável. Inclusive, seguir uma alimentação com ingredientes ricos em fibras possui inúmeros benefícios para a saúde. Confira alguns:

– sensação de saciedade por mais tempo;

– regulação do intestino;

– fornecimento de energia ao corpo;

– diminuição do colesterol ruim;

– prevenção de doenças como diabetes e problemas cardiovasculares;

– boa digestão.

Viu quantos benefícios? Os alimentos integrais também possuem bons níveis de vitaminas e minerais, importantes para a manutenção do organismo em um todo.

Agora que sabe de tudo isso, que tal aprender duas receitas deliciosas de bolos integrais? Aprenda já:

Bolo integral de banana com casca

Ingredientes

220g de banana

2 ovos

2 colheres de sopa de extrato de soja

40g de uvas- passas

200g de farinha de trigo integral

1 colher de chá de canela em pó

170g de açúcar demerara orgânico

250ml de água

50ml de óleo de girassol

50g de quinoa em flocos

70g de farinha de trigo branca

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo

Bata a banana, os ovos e o açúcar no liquidificador até homogeneizar. Feito isso, adicione a água e o extrato de soja e bata novamente. Coloque a mistura em uma bacia e adicione, aos poucos, todos os ingredientes, colocando o óleo, as farinhas, a quinoa, as uvas-passas e, por último, o bicarbonato.

Despeje a massa em uma forma redonda, ou a que preferir, untada com óleo e farinha. Decore o preparado com banana e uvas-passas por cima. Polvilhe com canela e asse por aproximadamente 35 minutos (30 a 40 minutos). Retire do forno. Sirva.

Bolo integral de laranja

Ingredientes

2 laranjas

3 ovos

1 xícara de açúcar demerara orgânico

¾ xícara de óleo de girassol

2 xícaras de farinha de trigo integral

2 colheres de sopa de chia

1 colher de sopa de fermento em pó

2 colheres de sopa de castanha do pará

½ xícara de água

Modo de preparo

Descasque uma laranja e deixe a outra com casca. Corte a laranja com casca em pedaços e retire os caroços. Em uma bacia, separe os ingredientes secos: farinha, fermento e chia. Misture bem e reserve. Bata no liquidificador as laranjas, os ovos, o óleo e o açúcar.

Misture bem o líquido que foi batido com os ingredientes secos. Coloque água para dar o ponto correto para a massa. Não é indicado ficar com a massa muito espessa.

Aqueça o forno a 180° por 10 minutos e unte uma forma (pode ser redonda ou a que tiver em casa). Despeje a massa e espalhe as castanhas e mais um pouco de chia sobre a massa. Leva ao forno por uns 30 minutos ou até dourar. Retire e sirva.

Gostou das receitas? Não se esqueça de compartilhar com os seus amigos. Se quer aprender cardápios completos e equilibrados, conheça os cursos online de gastronomia do Namu e experimente pratos incríveis sem sair da sua casa.