O clima de outono é tudo de bom. Aqueles dias ensolarados, com temperatura amena e que permitem tirar do armário aquele casaco leve que você mais gosta. Para quem não é chegado em extremos, muito calor ou muito frio, o outono é perfeito. E sabe o que combina com essa estação? Um cafezinho e aquele doce aconchegante e delicioso.

Quem tem a vida mais corrida, normalmente prefere ir a uma cafeteria matar a vontade. Mas se seu objetivo for aprender e cozinhar em casa, existe uma infinidade daquelas sobremesas, também conhecidas como receitas da avó, para você experimentar, inclusive veganas.

Veja a seguir três receitas veganas para você aprender, desfrutar e compartilhar com os seus familiares e amigos:

Arroz doce vegano

Ingredientes

1 xícara de chá de arroz

2 ½ xícaras de chá de água

2 xícaras de chá de leite de amêndoas

½ xícara de chá de açúcar

1 canela em pau ou anis estrelado

5 cravos-da-índia

¼ xícara de chá de leite vegetal, pode ser de coco ou amêndoas (você também pode usar o creme de soja)

Sal

Modo de preparo

Coloque o arroz e a água em uma panela e deixe cozinhar. Desligue o fogo e reserve. Em outra panela, coloque o leite de amêndoas, uma pitada de sal, o açúcar, a canela e os cravos. Feito isso, misture e deixe ferver. Adicione o arroz cozido e abaixe o fogo, cozinhe por mais 10 minutos, ou até o leite diminuir no preparado. Desligue o fogo, acrescente o leite de coco. Caso deseje, polvilhe canela em pó em cima do arroz. Sirva.

Pavê de paçoca

Ingredientes

3 xícaras de chá de leite de amendoim (você também pode utilizar outros leites vegetais como o de soja e o de amêndoas)

¼ de xícara de chá de açúcar

2 colheres de chá de essência de baunilha

¼ de xícara de chá de leite vegetal misturado com 3 colheres de sopa de amido de milho

400g de paçoca esfarelada vegana

1 pacote de bolacha de maisena vegana

Modo de preparo

Coloque o leite de amendoim, o açúcar e a essência de baunilha em uma panela em fogo médio. Misture e deixe ferver. Em seguida, abaixe o fogo e adicione o amido de milho misturado no leite vegetal. Deixe engrossar. Adicione a paçoca e misture mais uma vez, até que fique um creme. Desligue e reserve.

Molhe as bolachas maisena no leite vegetal e coloque-as em uma travessa, uma ao lado da outra, e cubra com uma camada do creme. Repita o procedimento: uma camada de creme, outra de maisena, uma de creme, outra de maisena até finalizar com a camada de creme. Feito isso, cubra o pavê e coloque-o na geladeira por até oito horas.

Bolo de cenoura vegano

Ingredientes

2 cenouras grandes

½ xícara de óleo

1 e 1/2 xícara de leite vegetal

3 xícaras de farinha de trigo

2 xícaras de açúcar

2 colheres de sopa de fermento em pó químico

1 pitada de sal

220g de creme de leite vegetal

250g de chocolate em barra (100% vegetal)

Modo de preparo

Unte uma forma com óleo e farinha. Pré-aqueça o forno em 190°. Pegue uma vasilha e coloque a farinha, o açúcar e a pitada de sal. Em seguida, coloque a cenoura, o leite vegetal e meia xícara de óleo no liquidificador. Bata tudo. Feito isso, adicione os ingredientes líquidos na vasilha com os demais. Misture aos poucos. Coloque as duas colheres de fermento em pó, misture novamente.  Pegue a forma untada e despeje todos os ingredientes nela. Coloque-a no forno por aproximadamente 45 minutos.

Cobertura

Para a cobertura, derreta chocolate 100% vegetal e adicione o creme de leite vegetal. Misture e jogue a calda em cima do bolo. Sirva.

Gostou das receitas? Conheça também nosso curso online de sobremesas veganas. Nele aprenderá diversos doces, dicas de substituição de alimentos e muito mais.

Fonte das receitas: VegetariRANGO, Presunto Vegetariano

Foto: PortoBay Events / Flickr / CC BY-ND 2.0