O fígado funciona como um guardião do nosso corpo e mantém o organismo livre das toxinas, limpa o sangue e evita que substâncias nocivas cheguem à corrente sanguínea. Além disso, é capaz de armazenar vitaminas essenciais para nossa saúde e produz a bile, uma substância responsável pela digestão da gordura que consumimos.

Mesmo tão importante para o bom funcionamento do organismo, não damos a devida atenção ao fígado. Na correria do dia a dia, muitas vezes investimos em uma alimentação cheia de produtos processados, o que acaba sobrecarregando esse órgão e impedindo que ele elimine corretamente as toxinas e as gorduras do nosso organismo.

Felizmente, existem alguns alimentos que fazem bem ao fígado e que você pode incluir no cardápio, já que ajudam a limpar e a estimular novamente as funções do órgão. Descubra quais são eles nesta lista que preparamos para você.

1. Amêndoas

As amêndoas contém fibra, riboflavina, magnésio, ferro e uma das melhores fontes naturais de proteínas. A presença de gorduras insaturadas e de ácido graxo na amêndoa ajudam o fígado a se livrar das toxinas.

A recomendação é de uma porção diária de amêndoas cruas, sem sal, cinco vezes por semana. Essa pode ser uma boa opção para o lanche entre as refeições.

2. Aveia

O consumo de grãos integrais ajuda a metabolizar a gordura do organismo, contribuindo para o bom funcionamento do fígado. Por isso, uma porção regular de aveia na sua dieta ajuda a reduzir os níveis de colesterol, o risco de doença cardíaca e a prevenir a diabetes tipo 2. Esse cereal tem ainda um alto teor de fibra solúvel, vitaminas e minerais essenciais.

Consuma até uma xícara de flocos de aveia por dia, no café da manhã como mingau ou no lanche da tarde com frutas, iogurte ou vitaminas.

3. Salmão e sardinha

O salmão é um alimento rico em proteínas e uma boa fonte de ácidos graxos ômega 3 — um tipo de gordura insaturada benéfica para o organismo e consequentemente para o fígado. O ômega 3 diminui os níveis de colesterol e de triglicéridos e evita o entupimento das artérias.

Mais facilmente encontrada, a sardinha pode ser uma alternativa de alimento rico em proteína e ômega 3.

Recomenda-se o consumo desses peixes de 2 a 4 vezes durante a semana.

4. Maçã

Você sabia que basta apenas o consumo de uma única maçã para começar a sentir os efeitos dela no fígado? O poder da fruta está na pectina, uma fibra solúvel que captura as células de gordura, impedindo que elas se acumulem no órgão.

Tente comer pelo menos uma maçã ao dia para garantir essa poderosa proteção ao fígado.

5. Feijão

Além do feijão, todos os legumes são livres de gordura, ricos em fibras e repletos de proteína, ou seja, uma excelente alternativa para os vegetarianos. Os feijões, em especial, contém nutrientes que reduzem o risco de doenças cardíacas, pressão alta e colesterol alto, ajudando na desintoxicação.

Consuma de 3 a 4 porções por semana, lembrando que cada porção equivale a meia xícara de feijão cozido.

8. Suco de vegetais

Para garantir o consumo dos vegetais, essenciais para sua limpeza no fígado, você pode fazer um suco e misturar alguns deles. Com vitaminas essenciais, minerais e outros nutrientes encontrados nesses alimentos, esse suco pode ser preparado com tomate, cenoura, aipo, beterraba, pepino, pimentão e um pouco de gengibre. Essa é uma verdadeira poção mágica que ajuda o seu fígado a funcionar perfeitamente.

Ao saber como aproveitar os alimentos para seu próprio benefício, você ajuda o organismo a se fortalecer. É essencial consumi-los constantemente e beber bastante água, assim manterá um peso equilibrado, além de melhorar a digestão e contribuir para a redução do colesterol.

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