Não é à toa que algumas culturas valorizam tanto os chás. Além de ser uma ótima bebida para hidratar o corpo, há dezenas de chás saudáveis que beneficiam muito quem os ingere.

Separamos cinco opções de chás que podem ser tomados diariamente, e apresentamos os benefícios trazidos por eles, se ingeridos nos períodos indicados. Acompanhe!

Café da manhã: chá verde

Você pode substituir a xícara de café por uma de chá verde. Ele é ideal para iniciar o dia, pois aumenta o metabolismo rapidamente, deixando desperta a pessoa que o toma, além de contribuir para a queima de calorias. O chá verde é proveniente da planta Camellia sinensis e possui cafeína, por isso não é aconselhável bebê-lo à noite, já que pode causar insônia.

O chá verde contém polifenóis (flavonoides e catequinas) que reduzem a pressão arterial e o risco de problemas cardiovasculares, reforçando as artérias, diminuindo os índices de colesterol e bloqueando o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. Ele ainda ajuda a desintoxicar o corpo e a reduzir o inchaço.

Durante a manhã: chá de maçã (ou outras frutas)

Não há comprovação científica de que chás de frutas acarretam ao organismo benefícios como os chás verde, preto e branco proporcionam. Porém, eles são uma ótima alternativa para hidratar o corpo, especialmente nos dias frios, de forma colorida, saborosa e quentinha.

A vantagem das frutas é que o chá delas não é tão amargo quanto os chás originados da Camellia sinensis. Uma dica é nunca usar água fervente para o preparo do chá, pois ela amarga a bebida. O ideal é usá-la na temperatura de 70°C a 85°C.

Antes do almoço: chá de erva cidreira

A erva cidreira previne a má digestão e outros problemas estomacais, além de contribuir para o processo de emagrecimento. Por isso, o chá deve ser tomado meia hora antes o almoço.

O chá é calmante e, por isso, ajuda a aliviar as mais variadas dores de cabeça e cólicas (menstruais ou intestinais). Ele previne doenças renais e é indicado também para a tosse, pois consegue amenizá-la.

Durante a tarde: chá branco

O chá branco, também originado da Camellia sinensis, possui cafeína o suficiente para dar um pique no período que vai do meio ao fim da tarde, porém, menos cafeína do que os chás verde e preto, fazendo com que a aceleração do metabolismo seja menor. O chá branco é bom para o controle do colesterol, além de contribuir para o processo de perda de peso e proporcionar sensação de bem-estar e relaxamento.

Ele possui catequinas, que têm ação antioxidante e ajudam a prevenir o desenvolvimento de câncer; de doenças degenerativas cerebrais, como o alzheimer e o parkinson; e de problemas degenerativos na retina (doença macular). Elas atuam também como anti-inflamatório, sendo recomendada para quem tem artrite inflamatória.

Antes de dormir: chá de camomila

Para garantir uma boa noite de sono, o segredo é optar por um chá que tenha efeito calmante e relaxante — e a camomila é um dos tipos mais populares nesse caso. Se tomada cerca de meia hora antes de dormir, ela ajuda a tirar a tensão dos músculos e aliviar o estresse, proporcionando uma noite de sono de melhor qualidade.

Ao contrário de outros chás recomendados para o sono, não é necessário ingerir o de camomila durante algumas semanas para que ele comece a fazer efeito, na primeira ingestão ela já contribui para o relaxamento e a melhoria do sono.

Gostou dessas dicas de chás saudáveis? Acompanhe nossos perfis nas redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube ou Instagram) para saber da publicação de outros textos semelhantes.

Conheça nossos cursos online de gastronomia saudável e aprenda receitas deliciosas e nutritivas.