Você que gosta de conhecer diversos assuntos relacionados à saúde, já ouviu sobre os benefícios do whey protein? Muitos atletas profissionais e amadores fazem uso desse produto e ficam satisfeitos com os resultados obtidos em seu organismo. No entanto, é comum surgirem dúvidas sobre o consumo desse suplemento.

Para entender melhor o que é whey protein e demais características dessa substância, continue a leitura do texto.

O que é whey protein?

Em linhas gerais, o nome whey protein é a marca comercial do produto. Na verdade, trata-se de um suplemento com alto valor proteico feito a partir do soro do leite. Seu uso é indicado para as pessoas que desejam ganhar massa muscular, emagrecer ou, até mesmo, engordar.

Quais são os tipos de whey protein?

Em relação aos tipos do suplemento, existem diferentes opções, cada uma delas com recomendações e características distintas. A seguir, veja mais.

Hidrolisado

O ideal é  ser consumido no pós-treino. Devido à quebra de proteína, tem absorção mais rápida no organismo. Apresenta sabor mais fraco e textura transparente e, em sua maioria, não contém lactose.

Concentrado

O whey protein concentrado oferece aos consumidores uma grande parte de proteínas. Entre os tipos existentes no mercado, é o mais acessível financeiramente.

Isolado

O suplemento do tipo isolado possui maior concentração de proteína e ajuda quem deseja definir o corpo. Mantém todos os minerais e vitaminas encontrados no leite.

Como fazer uso do produto?

Normalmente, os nutricionistas indicam o uso nos dias em que a pessoa costuma fazer a prática esportiva. No entanto, é importante sempre ter a cautela de não ingerir o suplemento como substituto de uma refeição. Por ser comercializado em forma de pó, o ideal é dissolvê-lo em vitaminas, sucos ou água para o consumo.

Quais são os benefícios do whey protein?

Ganho de massa muscular

Por conter grande quantidade de proteína, os músculos passam a ficar definidos e maiores.

Controle do colesterol

As pessoas que tomam o suplemento apresentaram controle dos níveis de LDL – que é o colesterol ruim.

Melhora a respiração

Ao consumir o produto diariamente, a imunidade aumenta e seu sistema respiratório é fortalecido. No entanto, deve-se lembrar que o produto não tem como finalidade o tratamento de doenças como a asma.

Auxílio no emagrecimento

Como já falado no início do texto, o whey protein é um grande aliado para as pessoas que desejam emagrecer. O motivo se dá por promover a saciedade, o que faz diminuir a vontade de comer a todo o momento.

Otimização do desempenho nas atividades físicas

Se você ainda é um atleta iniciante, o uso regular do whey protein pode contribuir para dar mais disposição nas suas atividades. Além disso, ajuda os demais esportistas a aumentar a intensidade dos exercícios.

Por fim, vale ressaltar que apesar dos muitos benefícios do whey protein, seu uso deve ser orientado por um profissional da saúde. Feito isso, é só continuar com seus exercícios e não esquecer de incluir alimentos saudáveis e muita água em sua rotina.

Agora que você já sabe mais sobre os benefícios do whey protein, assine nossa newsletter e receba outros conteúdos relevantes sobre qualidade de vida e bem-estar diretamente no seu e-mail. Também não se esquece de conhecer nossos cursos online de fitness, não irá se arrepender. Até a próxima!