Atualmente cultivado em várias regiões tropicais e subtropicais, o mamão já era bastante apreciado pelos povos locais da América Central, de onde é nativo. Os espanhóis tiveram contato com a fruta no Panamá durante o século 16. Suas sementes foram distribuídas em diversos locais do mundo, como África e Índia, o que a tornou uma das frutas mais desejadas em todo o planeta. Além do sabor inigualável, os benefícios do mamão são mundialmente conhecidos.

Produtores mundiais do mamão

Entre os produtores mundiais destacam-se a Nigéria, o México, a Índia, a Indonésia e o Brasil. Já na exportação, o Brasil, o México e a Malásia lideram a lista. A partir da década de 1970, com a introdução de novas tecnologias para o melhoramento do solo, a comercialização da fruta se expandiu e ajudou a aumentar a aceitação da fruta pelos consumidores nacionais e internacionais. A produção nacional da fruta é alta, com o estado da Bahia como maior produtor, seguido pelo Espírito Santos e Minas Gerais.

Atualmente, as principais variedades do mamão comercializadas são: formosa redonda, formosa comprida, golden, calimosa (híbrido de formosa e golden) e sunrise solo, conhecido também como havaí, papaya ou amazônia.

Quais os benefícios do mamão?

Para quem faz atividades físicas, o mamão é um ótimo aliado, pois aumenta a resistência física, combate a fadiga e tem propriedades tonificantes. “Ele atua no organismo de forma geral e na integridade da pele e das mucosas, inclusive na visão, no crescimento e desenvolvimento das crianças”, comenta a nutricionista Samantha Freund.

Saiba agora outros benefícios do mamão e insira a fruta em sua alimentação.

1.  É rico em Vitaminas C e A

O mamão tem mais vitamina C do que uma laranja, e 1 xícara de mamão tem 144% da quantidade diária recomendada de vitamina C.

A vitamina C é importante na prevenção de doenças cardiovasculares, derrame, câncer de mama, câncer de estômago, doença de Alzheimer, catarata e gota. Também desempenha um papel importante no apoio ao seu sistema imunológico.

Além disso, a fruta também tem 31% da quantidade diária recomendada de vitamina A, que é importante na regulação da expressão gênica, desenvolvimento pré-natal e pós-natal e produção de glóbulos vermelhos. Também ajuda a prevenir câncer de pele, mama, fígado e próstata.

2. Reduz a dor da artrite

A presença de papaína e quimopapaína no mamão é parcialmente responsável pelos efeitos antiinflamatórios dos frutos. A redução da inflamação reduz a dor nas articulações.

Além disso, um estudo da revista “Annals of Rheumatic Diseases” investigou os achados que relacionam baixos níveis de vitamina C a um maior risco de desenvolver artrite.

Rico em vitamina C e papaína, o mamão desempenha um papel na prevenção e redução da dor e inflamação da artrite.

3. Reduz a dor menstrual

A papaína também pode ajudar a reduzir a dor da cãibra e regular o fluxo durante o ciclo menstrual de uma mulher.

4. Pode reduzir a doença cardiovascular

O mamão é uma das fontes mais ricas em ácido fólico que você pode comprar na mercearia. O ácido fólico é importante na redução dos níveis de homocisteína no organismo.

A homocisteína é um aminoácido associado a um risco maior de doença cardiovascular. Além disso, o ácido fólico também é importante na prevenção de defeitos do tubo neural em bebês.

benefícios do mamão

5. Ajuda a prevenir danos no DNA

Mamão é embalado com antioxidantes que impedem danos ao DNA da sua célula. Esta é uma das formas pelas quais o mamão pode ajudar a prevenir certos tipos de câncer e reduzir a aparência do envelhecimento da pele.

6. Reduz o açúcar no sangue em pessoas com diabetes

O mamão fermentado pode reduzir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes. No entanto, antes de adicionar mamão à sua dieta diária, consulte o seu médico para ficar de olho nos níveis de açúcar no sangue e evitar hipoglicemia acidental, ou baixa de açúcar no sangue.

Também tenha em mente que este efeito ocorre em papaias fermentadas. Se você tem diabetes, só deve desfrutar de mamão fresco com moderação, porque é relativamente rico em frutose.

7. Pode ajudar a prevenir a degeneração macular

Entre outros benefícios do mamão, está o fato de ser rico em vitamina A, que é muito importante na prevenção da degeneração macular e outras doenças oculares.

8. Efeitos antioxidantes na doença de Alzheimer

Os radicais livres são produzidos no corpo durante o seu metabolismo. Também surgem por outros fatores, como estresse, má alimentação e exposição à poluição. Como outras reações e produtos químicos, esses radicais livres devem existir em um estado equilibrado.

Se muitos deles são produzidos, por exemplo, por causa dos tipos de comida que você come, eles criam um estado de estresse oxidativo em seu corpo.

Os radicais livres no cérebro podem ser um fator importante no desenvolvimento da doença de Alzheimer. Em um estudo realizado, indivíduos que estavam comendo mamão por seis meses tiveram uma redução de 40% em um marcador de estresse oxidativo de DNA, aumento do envelhecimento e o desenvolvimento de câncer.

9. Câncer de próstata

O antioxidante e o alto teor de vitaminas do mamão desempenham um papel importante na prevenção de certos tipos de câncer. Um estudo descobriu que a combinação de chá verde e licopeno teve um efeito na prevenção do câncer de próstata. Mamão é rico em licopeno.

10. Melhor digestão

A papaína é uma enzima digestiva que ajuda na quebra de proteínas. As pessoas que vivem nos trópicos há muito tempo usam o mamão para ajudar no tratamento da constipação e da síndrome do intestino irritável. A fruta é fácil de digerir e o alto teor de fibras pode melhorar sua saúde intestinal.

11. Sementes e polpa têm propriedades anti-câncer

Além da fruta ser deliciosa, a polpa e as sementes também são comestíveis, e por isso também entram na lista dos benefícios do mamão. Um estudo mostrou que a atividade dos compostos de benzil glucosinolato (BG) encontrados nas sementes e na polpa tem propriedades anti-câncer.

O estudo descobriu que a polpa continha mais dos compostos BG antes da maturação, enquanto as sementes tinham uma concentração similar de BG em cada estágio de maturação.

Dicas para consumir o mamão

É melhor consumir um mamão fresco, in natura. A carne da fruta pode ser cortada e adicionada a uma salada de frutas, por exemplo. Se tiver a consistência firme, poderá ser temperado e cozido, assim como os legumes. Quando maduro, o mamão pode virar um purê ou servir como molho para sobremesas.

Você também pode cortar o mamão pela metade, retirar  as sementes e acrescentar outras frutas como passas, morangos, nozes e iogurte natural para uma sobremesa saudável (você deve consumi-lo com moderação para evitar o excesso de frutose).

A fruta também pode ser adicionada a smoothies. Há tantas maneiras de aproveitar essa potência tropical. Com tantos benefícios do mamão, é inevitável não consumir essa fruta maravilhosa.

Faça em casa

Quer mudar os seus hábitos alimentares? Nos cursos de online alimentação do Namu você aprende receitas deliciosas e super saudáveis, ideais para proporcionar ao corpo todos os nutrientes necessários para manter a qualidade de vida. Não perca!