É comum as pessoas não comerem corretamente, seja por uma rotina cheia de tarefas ou pela correria dos estudos. E como consequência dessa vida agitada e falta de informação nutricional, muitos alimentos benéficos acabam por ficar de fora das refeições. Mas para manter o organismo em perfeita harmonia e o cérebro em funcionamento, é preciso estar atento ao que se ingere e optar por ingredientes naturais e que melhorem a saúde física e mental.

É nessa hora que você pode optar por alimentos funcionais que ajudam a ter mais energia, raciocínio e que melhoram a concentração. Quer ter uma alimentação mais adequada e ativar seu cérebro para as atividades do dia a dia? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Alimentos que favorecem a concentração

1. Folhas verdes

Ricas em antioxidantes e vitamina K, as folhas verdes ajudam a proteger a capacidade cognitiva. Tudo isso graças a luteína, uma substância encontrada nos vegetais. Ao ingerir com certa frequência esses alimentos, seus neurônios podem ficar preservados e as funções do cérebro melhorar consideravelmente.

Entre os vegetais que apresentam esses benefícios podemos ressaltar:

  • espinafre
  • agrião
  • rúcula
  • brócolis

2. Nozes

Ao inserir o consumo de nozes no seu cardápio, você terá como um dos principais benefícios o bom funcionamento do cérebro. Por conterem vitamina E, essas oleaginosas contribuem para evitar a redução da capacidade cognitiva. Além disso, as nozes dão aquela força para ajudar a lembrar de novas informações assimiladas. Tudo isso graças ao ômega-3, que auxilia na memória e é encontrado com facilidade nesses frutos secos.

3. Linhaça

Assim como as nozes, as sementes de linhaça contêm ômega-3 e ainda ômega-6. Ambas as substâncias ativam o bom desempenho cerebral e melhoram o humor.

4. Frutas amarelas

Ricas em carotenoides, as frutas amarelas contribuem para evitar o envelhecimento precoce. Já a vitamina C ajuda a deixar o cérebro sempre saudável. Entre as frutas, estão:

  • damasco
  • caqui

5. Peixes de água salgada

Como nossa última dica de alimentos que melhoram a concentração e potencializam o aprendizado, estão os peixes de água salgada. Entre eles, destacam-se:

  • arenque
  • cavala
  • sardinha

Alimentos que prejudicam a memória

Também existem aqueles alimentos que podem prejudicar seu cérebro e interferir em no raciocínio. Abaixo, veja quais são eles e procure evitá-los ou reduzir seu consumo sempre que possível.

Alimentos gordurosos

Os alimentos gordurosos não trazem nenhum benefício à nossa saúde. Ingeridos em excesso, causam perda de memória e mal funcionamento das células nervosas.

Bebidas alcoólicas

O álcool atrapalha a assimilação da aprendizagem a longo prazo. Imagine ter que estudar um conteúdo imenso ou aprender algo novo no trabalho se consome álcool em excesso? Para que não interfiram em sua memória, evite consumir essas bebidas.

Açúcar em excesso

Se sentir aquela imensa vontade de comer doce durante suas tarefas diárias, opte por consumir frutas. Isso porque ao ingerir alimentos com açúcar, seu organismo responde com agitação e depois sonolência. Como resultado, seu raciocínio e sua memória ficam prejudicados.

Alimentos difíceis de digerir

Para ficar livre de sonolência ou mal-estar após as refeições, evite incluir alimentos difíceis de digerir, como embutidos e frituras. Esses alimentos exigem muita energia para fazer a digestão, o que prejudica sua concentração e seu raciocínio.

Vale ressaltar que é possível incluir os alimentos que melhoram a concentração em sua rotina com certa facilidade. Para isso, você pode montar marmitas saudáveis antes de sair de casa ou dar preferência a locais que vendam comidas naturais. Dessa forma, contribuirá para turbinar seu cérebro e deixá-lo sempre ativo.

Agora que você aprendeu mais sobre os alimentos que melhoram a concentração, compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude seus amigos a terem uma mente eficiente por meio de uma alimentação saudável.