Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

A gastronomia é um aspecto da cultura que nos mostra quais são os costumes e a forma de vivência de determinados povos. Isso se torna bastante evidente com a culinária indiana. A comida da Índia é extremamente rica e tem sabores fortes que, por meio de nosso paladar, nos faz viajar para lugares completamente diferentes.

A comida indiana é repleta de ingredientes, principalmente temperos, com personalidades e sabores únicos. Além disso, boa parte de sua população é vegetariana (na maioria das vezes, por razões religiosas), o que faz dessa gastronomia uma ótima opção para aqueles que seguem uma filosofia de vida sem carnes, como os vegetarianos.

Gostaria de conhecer um pouco mais sobre essa riquíssima expressão cultural e ficar por dentro desse assunto? Continue a leitura e confira 4 pratos típicos da Índia, um dos países mais interessantes de todo o planeta. Vamos lá?

1. Samosa

A samosa, também conhecida no Brasil pelo nome de chamuça, é uma espécie de pastel frito de origem indiana. Ele é um quitute extremamente popular e faz parte do dia a dia de muitos indianos das mais diversas regiões.

É feito com farinha de trigo — que pode ser integral — e recheado com diversas opções: lentilhas, feijões, purê de batata, cebolas e frutas. Por isso, é muito versátil e pode ser consumido, inclusive, por pessoas com um paladar mais exigente.

2. Chaat

Hoje em dia os food trucks são uma verdadeira sensação, não é mesmo? Por todos os lugares é possível ver os caminhões moderninhos servindo uma grande variedade de alimentos. No entanto, essa prática já é popular na Índia há muito tempo e uma das mais famosas comidas de rua é o chaat.

Ele também é uma massa frita, muito semelhante a um pastel, mas que é consumido como um acompanhamento. As principais refeições que o compõem são arroz, batatas, pastas de pimenta, entre outras.

3. Naan

Vai um pãozinho aí? O delicioso naan é a opção certa para aqueles que não abrem mão de um saboroso pão em qualquer momento do dia. Bastante parecido com o pão sírio ou o pita, esse tipo de receita é perfeito para um lanchinho leve, rápido e nutritivo.

Ele também pode ser servido como acompanhamento para refeições completas, como sopas e caldos, ou recheado com o que você mais gostar. A tradição mais comum é recheá-lo com batatas, uma das preferências do povo indiano, mas vale colocar o que a sua imaginação mandar.

4. Thaali

O thaali é uma refeição daquelas de encher os olhos e a alma. Originalmente vegetariano, ele é servido em um belo prato circular, e a tradição diz que deve ser comido sempre com a mão direita.

Esse prato é composto pelo bom e velho pãozinho. Ele conta com diversas outras porções que compõem a mesma refeição, dentre elas doces, apimentadas, salgadas e, por vezes, cítricas. A combinação de sabores é uma verdadeira explosão que nos remete a tudo aquilo que a culinária indiana representa.

Curtiu conhecer um pouco mais sobre culinária indiana? Como podemos ver, esses pratos utilizam uma série de ingredientes. Inclusive, podem ser facilmente introduzidos a nossa rotina, trazendo muito mais sabor ao nosso cotidiano. O que está esperando? Busque algumas receitas ou o restaurante especializado mais próximo da sua residência e faça uma viagem gastronômica para a Índia.

Gostou deste artigo? Para receber todas as nossas novidades diretamente em sua caixa de entrada é muito simples. Basta cadastrar seu e-mail e assinar nossa newsletter. A partir daí, todos os conteúdos publicados serão enviados para você.

Fotos: andics / Pixabay / CC0 Creative Commons; Tanuj_handa / Pixabay / CC0 Creative Commons; cegoh / Pixabay / CC0 Creative Commons; Câmera Panasonic DMC-Fz38 / Max Pixel / CC0 Public Domain