Você já ouviu falar sobre os benefícios do manjericão para a saúde? Essa erva, conhecida e apreciada como tempero desde a Grécia Antiga, também tem se mostrado uma ótima aliada na prevenção e cura de doenças.

Quer descobrir mais sobre o manjericão e suas propriedades? Neste artigo, separamos os fatos de maior relevância sobre essa especiaria que vão fazer você querer inseri-la no cardápio agora mesmo.

Vamos conferir?

O que é o manjericão?

De nome científico Ocimum basilicum, o manjericão é uma planta nativa da Ásia, mais especificamente da Índia. Apresenta uma ampla variedade de óleos essenciais — entre eles, limoneno, eugenol e citronelol —, os quais são os principais responsáveis pelas propriedades antimicrobiana e anti-inflamatória dessa erva.

Ademais, o manjericão também é rico em nutrientes, como:

  • ômega-3;
  • vitaminas A, C e K;
  • sais minerais cálcio, magnésio, manganês, ferro e cobre.

Quais são os principais benefícios do manjericão para a saúde?

1. Reforça o sistema imunológico

O consumo do manjericão faz muito bem para o sistema imunológico de maneira geral. Isso acontece porque os componentes dessa planta aumentam a produção de anticorpos, essenciais para combater vírus e bactérias.

Além disso, o sistema imune fica muito mais forte e equilibrado, o que contribui para proteger o organismo de alergias, asma, artrite e até do câncer. Para resultados mais relevantes, a orientação é que essa planta seja consumida na forma fresca e não seca.

2. Reduz o estresse

Essa erva também é um ótimo aliado no combate ao estresse, um mal tão comum e que atinge muitas pessoas atualmente. O recomendado é mascar em torno de 10 folhas de manjericão até duas vezes ao dia. Os componentes presentes nelas produzem um efeito relaxante que ameniza os efeitos e as complicações desencadeadas pelo estresse.

3. Alivia os sintomas de resfriados

Nada pior do que acordar resfriado, não é mesmo? Então, que tal contar com uma opção natural para reduzir os sintomas dessa doença? Mastigar folhas de manjericão é uma maneira eficaz de aliviar coriza, espirros e a sensação de nariz entupido. A tosse e a dor de garganta também podem ser combatidas com o uso de chás ou gargarejos produzidos com o manjericão.

4. Melhora o sistema digestivo

O manjericão faz muito bem para o sistema digestivo como um todo. Ele ajuda a reduzir dores de estômago, gastrite, úlceras e ainda auxilia no combate à indigestão e à prisão de ventre.

Como usar o manjericão?

Você pode inserir folhas e caules do manjericão no seu cardápio de diversas maneiras, como em omeletes, sopas e molhos, para temperar carnes, peixes e saladas, como recheio de sanduíches, entre outras. O sabor e o aroma marcante desse tempero vai incrementar suas receitas e deixá-las com um toque da culinária italiana — o que é sinônimo de comida gostosa.

Além disso, você pode optar por consumir a planta na forma de chá. Para tanto, basta fazer uma infusão das folhas em água fervente em um recipiente fechado. Assim, é possível extrair todas as propriedades benéficas do manjericão para o líquido, o qual pode ser consumido até duas vezes ao dia.

Gostou de descobrir quais são os principais benefícios do manjericão? Agora, só falta iniciar os preparos com esse ingrediente. Além de receitas deliciosas, como bônus você vai consumir um alimento que contribui para a manutenção da sua qualidade de vida.

Quer ajudar seus amigos a ficarem por dentro de todos esses benefícios? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que eles também conheçam as propriedades do manjericão. E não deixe de conhecer nossos cursos online de alimentação saudável, não irá se arrepender.