Tem pouco tempo para cozinhar durante a semana? O congelamento de alimentos é uma das melhores maneiras de preservar os ingredientes sem perder as vitaminas e os minerais. O preparo prévio das refeições é uma excelente escolha para manter a dieta e cuidar da saúde.

Entretanto, é preciso ressaltar que realizar o congelamento de maneira descuidada pode remover nutrientes essenciais e prejudicar o sabor da sua comida. Isso sem mencionar a possibilidade de estragar os alimentos armazenados.

Para fugir desses problemas, no post de hoje falaremos sobre como realizar todo processo de congelamento da comida de forma correta. Pronto para saber mais sobre o assunto? Continue lendo!

Maior “validade” sem perder o sabor

Alimentos congelados corretamente possuem um tempo maior de durabilidade do que aqueles que ficam apenas armazenados na geladeira. Frutas, verduras e legumes são algumas das melhores escolhas que existem para congelar.

Porém, os congeladores tradicionais não são os mais indicados para realizar esse procedimento. Em média, um congelador consegue preservar os alimentos em uma temperatura que varia de -2 até -5ºC.

Por outro lado, os freezers são capazes de chegar a uma temperatura que varia de -12 a -18ºC, o que promove o congelamento total do alimento em um curto espaço de tempo e garante o sabor e a melhor preservação do produto.

Portanto, uma das maneiras corretas de congelar as suas refeições é optar por um freezer e não pelo congelador tradicional. Cozinhar o alimento previamente no vapor (se forem legumes e verduras) também ajuda a pausar os efeitos metabólicos naturais da decomposição, o que aumenta ainda mais o prazo de conserva e garante o valor nutricional.

Quando utilizamos somente um congelador sem nenhum tipo de preparo há uma formação extra de cristais de gelo no interior do alimento que está passando pelo processo de congelamento. Na hora do descongelamento, boa parte dos nutrientes e do sabor são removidos, o que, essencialmente, não é o objetivo de ninguém que deseja ter uma vida mais saudável e com mais longevidade.

O uso de embalagens corretas também é importante

Além do uso de um freezer, a utilização de embalagens corretas também é fundamental para atingir bons resultados com o congelamento dos alimentos, principalmente para quem deseja ter uma marmita pronta para toda semana.

O ideal é que todas as embalagens tenham um tamanho correto e, principalmente, uma tampa hermética de boa qualidade. Guardar pouca comida em embalagens de plástico que possuem um grande volume interno, por exemplo, ajuda a diminuir a vida útil do alimento que está sendo armazenado.

Saquinhos herméticos (aqueles que apresentam ziplock) também são excelentes aliados na cozinha. Com apenas um canudo é possível remover todo o ar restante da embalagem, fazendo com que você consiga congelar essa refeição da melhor maneira possível.

A retirada do ar “simula” a famosa embalagem a vácuo que normalmente necessita de máquinas especializadas. Isso garante uma maior durabilidade e também o sabor daquele alimento que você está congelando.

Não se esqueça que no caso do armazenamento de frutas é necessário a remoção da casca e dos caroços.

A liofilização como método garantido

A liofilização é um método de congelamento muito recomendado por especialistas da área de nutrição. Basicamente, é feito um congelamento de um alimento selado a vácuo que em seguida passa por um processo de sublimação.

O alimento que passa por esse processo ganha uma vida útil muito acima da média e praticamente não há diferença quanto ao sabor em relação a um produto fresco.

O problema é que para realizar esse procedimento é necessária uma câmara hermética, o que certamente não é uma boa pedida para quem deseja realizar o preparo dos seus alimentos em casa.

Em todo caso, se você almeja uma melhor qualidade de vida com sua alimentação, todas as alternativas são válidas para estudo e até mesmo para consideração de melhor escolha. Afinal, saúde é tudo, não é mesmo?

Esse foi o nosso post sobre congelamento de alimentos! Gostou do conteúdo? Que tal entrar em contato conosco e conhecer nossos cursos online de alimentação saudável para aumentar ainda mais os seus conhecimentos sobre o assunto? Você certamente não irá se arrepender!