Você pode estar na academia, na faculdade ou no trabalho. No meio da tarde, sempre bate aquela fome, verdade? É importante destacar que manter uma alimentação saudável, equilibrada e em períodos regulares é fundamental para uma boa saúde. E quais são as melhores opções, práticas e nutritivas, para fazer lanches adequados? Nesses momentos, você pode contar com alguns snacks saudáveis fáceis de carregar na bolsa.

Quer conhecer quais são eles? Continue a leitura para descobrir 5 opções de snacks para se alimentar sempre da forma correta!

1. Frutas secas

As frutas secas são opções deliciosas para fazer um lanche. Desidratadas, todas as vitaminas e minerais presentes na fruta estarão concentradas, ou seja, você estará consumindo algo rico em nutrientes e que fará muito bem ao seu organismo.

Uma das vantagens de optar pelas frutas secas é que você pode prepará-las em casa, evitando produtos industrializados e com componentes indesejados, como os conservantes.

Para isso, você deverá cortar a fruta em um formato adequado para cada opção. Por exemplo, a banana em rodelas finas e a maçã em lascas, podendo optar por descascá-las ou não. A seguir, você deverá mergulhar a fruta em uma solução concentrada de açúcar para iniciar o processo de retirada da água e também para deixá-la mais adocicada. Por último, é só ligar o forno e aguardar pelo ponto ideal.

2. Mix de sementes

As sementes oleaginosas, como castanha-do-pará, castanha-de-caju, amêndoas, nozes, avelã, amendoim, entre diversas outras opções, são fontes de gordura monoinsaturadas e polinsaturadas, além de conter muitas vitaminas e minerais.

A gordura insaturada é essencial para o organismo e faz muito bem para o sistema circulatório e para o coração. Isso porque diminui as quantidades de colesterol ruim e aumenta as taxas de colesterol bom no sangue.

Entretanto, nada de se exceder. Essas sementes são muito calóricas, sendo verdadeiras reservas de energia. O ideal é que você coma apenas um punhado delas diariamente. Há quem recomende ainda que a porção ideal é aquela que contenha apenas duas unidades de sementes.

3. Petiscos de legumes

Os legumes são fontes de nutrientes indispensáveis na dieta, mas nem todo mundo encara esses vegetais como uma opção agradável de alimento. Entretanto, consumi-los no formato de petiscos pode fazer com que você enxergue-os com outros olhos. Muito bem temperados e utilizando alguns molhos, os legumes ficam incríveis, sendo uma ótima opção de salgado para matar a sua fome.

4. Biscoitos integrais

Fabricados utilizando farinhas integrais, que são muito mais nutritivas e ricas em fibras que a farinha branca, esses biscoitos são uma ótima alternativa de snacks saudáveis para um lanchinho rápido e nutritivo.

Entre as opções estão desde os saborizados com frutas, castanhas ou chocolate, até biscoitos mais incrementados contendo pedaços desses ingredientes. Deliciosos!

A principal vantagem de optar pelos biscoitos é que eles serão muito bons para o seu intestino: as fibras ajudam no seu funcionamento, facilitando o processo de ir ao banheiro, o que está diretamente relacionado com o seu humor e bem-estar.

5. Barrinhas de cereais

Muito práticas e encontradas no mercado com certa facilidade, as barrinhas de cereais também são ótimas opções em relação à quantidade de fibras que serão ingeridas no seu lanche.

No entanto, fique atento aos rótulos. Algumas opções de barrinhas são muito açucaradas ou contém altas concentrações de sódio, o que foge do objetivo de consumir um alimento saudável.

São diversas as possibilidades quando o assunto é snacks saudáveis para matar a fome. Esses alimentos são muito fáceis de levar na bolsa e contribuem para a manutenção da sua saúde. Optar por eles, certamente, é uma ótima ideia.

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