Cansaço excessivo, unhas e cabelos fracos, alergias na pele, gripes, resfriados, tudo isso pode ser consequência da imunidade baixa. Quando o corpo não está fortalecido, fungos, vírus e bactérias têm espaço para agir no organismo, o que acaba causando as doenças. Por isso, é de extrema importância cuidar da saúde e prevenir, ao máximo, o ataque desses microrganismos.

A alimentação tem papel fundamental no fortalecimento do sistema imunológico. Pessoas que não dão o valor devido acabam por ficarem doentes com mais facilidade. Em estações mais frias, como o outono e o inverno, é essencial manter o organismo protegido e longe da ação dos radicais livres. Então não pense duas vezes em manter o seu cardápio sempre equilibrado.

Está com fome no meio da tarde? Troque a bolacha por uma fruta. Ficou com sede na hora da refeição? Substitua o refrigerante por um suco natural. Essas pequenas mudanças podem parecer bobas, mas ao longo do tempo verá como sentirá o seu corpo mais forte e cheio de energia.

Simples hábitos podem transformar uma vida. Então, confira a seguir alguns alimentos naturais que podem ser incrementados no seu cardápio e ainda fortalecer o seu sistema imunológico.

Alho e cebola

O alho e a cebola são alimentos controversos: há quem os ame, há quem os odeie. E apesar dessa disputa em relação ao gosto desses ingredientes, uma coisa é certa: são muito benéficos para a saúde.

A utilização do alho e da cebola para fins medicinais não é recente. Ambos os alimentos têm propriedades capazes de fortalecer o organismo e prevenir algumas doenças. O selênio, por exemplo, tem ação antioxidante, que combate os radicais livres. O alho também conta com a alicina, substância responsável pelo forte odor, ela tem ação anti-inflamatória.

imunidade baixa

Frutas cítricas

Kiwi, laranja, tangerina, limão e acerola devem fazer parte do cardápio de quem deseja ter mais saúde. Essas frutas cítricas têm bons níveis de vitamina C, importante para o fortalecimento do sistema imunológico. As vitaminas e minerais presentes nesses alimentos também ajudam a controlar o colesterol no sangue e a prevenir doenças cardiovasculares e crônicas.

Vegetais verde escuros

Que tal inovar na salada? Vegetais verde escuros, como couve, brócolis e espinafre são boas alternativas para quem precisa fortalecer o sistema imunológico. Os alimentos são ricos em vitaminas e minerais, como potássio, magnésio e ácido fólico, que ajudam a deixar o corpo mais forte e longe da ação dos microrganismos maléficos.

Oleaginosas

Quem não gosta de uma castanha na comida? Ou então daquele bolo com nozes? Muitos não sabem, mas esses pequenos alimentos são ótimos para a imunidade baixa. As vitaminas e minerais presentes, como o selênio, fortalecem o organismo e atuam na defesa dos vírus e bactérias. Mas lembre-se, nada de abusar, pois esses alimentos também são ricos em gorduras.

O ideal é ingerir de duas a três frutas por dia, assim como dois vegetais/legumes. Por isso, fique de olho no cardápio e monte uma refeição equilibrada, com todos os nutrientes necessários para a boa manutenção do organismo e para melhorar a imunidade baixa.

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