Você já deve ter vivido na pele a experiência de ganhar alguns quilinhos nas festas de final do ano. Com tanta fartura e comilança, fica difícil controlar a vontade de comer tudo o que vê pela frente, não é mesmo? Mas, se neste ano o seu objetivo é fugir da tradição de engordar nas comemorações de dezembro e manter a dieta no natal, este é o artigo certo para você.

Apesar de não ser uma tarefa tão fácil, é possível, sim, controlar a alimentação nesse período. A seguir, separamos 4 dicas para ajudar você a curtir a época natalina sem descuidar da dieta e, assim, garantir que o seu corpo continue em dia. Vamos conferir?

1. Mantenha o foco na salada

O primeiro passo para manter a dieta no natal é caprichar nas comidas saudáveis, especialmente quanto às verduras e legumes. Na maioria das festas, diversas opções de saladas estão disponíveis na mesa.

Se você nunca reparou nelas, provavelmente é porque estava preocupado em atacar as carnes e massas! Então, agora é a hora de começar a prestar mais atenção nesses alimentos.

Ao fazer o seu prato, inicie sempre pelos vegetais. Ricos em fibras, eles contribuem para a sua saciedade. Ademais, esses alimentos também impedem a absorção de gorduras presente em outras receitas e, assim, ajudam a evitar que você engorde.

2. Não deixe pra comer somente na hora da ceia

Está pensando em pular refeições no dia 24 de dezembro para guardar espaço no estômago para a ceia? Pois saiba que essa é uma péssima ideia. Ao chegar na festa, a sua fome será tamanha que a vontade de repetir a refeição uma, duas, três ou mais vezes será imensa.

Assim, você vai ingerir quantidades elevadas de calorias de uma só vez. E o almoço do outro dia? É provável que essa atitude também se repita, o que resulta em ainda mais peso na balança.

Por isso, nada de deixar para comer apenas nas comemorações, ok? Faça suas refeições normalmente ao longo do dia e, antes de sair de casa, coma alguma coisa mais leve, como um iogurte ou algumas castanhas, para evitar exageros.

3. Evite o consumo de álcool

Se você faz parte do time dos que adoram trocar as refeições por bebidas alcoólicas, ou pior, aliar os excessos na comida ao álcool, temos uma péssima notícia: alguns drinks são extremamente calóricos e podem fazer um verdadeiro estrago na sua dieta.

Por isso, prefira chás e sucos naturais sem açúcar para acompanhar a refeição. Caso não resista, opte pelo vinho ou champanhe, que são bebidas menos calóricas. Entre os principais vilões estão a cerveja e batidas feitas com leite condensado — esses devem ser deixados de lado no cardápio.

4. Prefira sobremesas mais saudáveis

Em uma boa festa não pode faltar sobremesa, não é mesmo? Mesmo que você esteja de dieta, isso não significa que está proibido de comer essas delícias.

As frutas são sempre uma ótima opção. Caso deseje consumir um prato mais elaborado, o recomendado é que, em vez de saborear as opções com muito chocolate ao leite, chantili e leite condensado, você escolha versões fitness.

Nessas, os ingredientes utilizados para o preparo são menos calóricos e incluem o cacau em pó, açúcar demerara e pasta de amendoim. Quanto ao sabor, pode ter certeza: elas ficam incríveis.

E aí, gostou das nossas dicas de como manter a dieta no natal? Então, é só colocá-las em prática! Você vai ver que, assim, vai ficar muito mais fácil controlar os exageros e evitar que os quilos perdidos durante o ano sejam recuperados nos dias festivos.

Agora, não esqueça de deixar o seu comentário no post: que outras medidas você toma para não prejudicar a sua dieta no natal? Conta para a gente e ajude outras pessoas!