Quando o assunto é gastronomia internacional, a culinária japonesa lidera na lista de preferência dos brasileiros. Conhecida por pratos como sushis e sashimis, essa alimentação é pedido certo para qualquer tipo de confraternização, seja entre amigos ou familiares. E para você que sempre teve curiosidade em como fazer um temaki, temos uma boa notícia: é possível preparar a delícia em casa.

Para fazer um temaki não é preciso muito, basta utilizar as mãos. Basicamente, o prato conta com dois ingredientes que servem como base:  a alga nori e o arroz shari. Além de dar um toque especial à receita, a alga nori é rica em nutrientes como magnésio, cálcio, ferro, vitamina A, vitamina E e proteínas.

Preparado? Confira, a seguir, como fazer temaki sem sair da sua casa.

Receitas

Temaki de shimeji

Ingredientes

– 25 g de arroz shari

– ½ folha de alga nori

– 50 g de shimeji 

– 5 g de manteiga

– 1 dente de alho

– 10 ml de saquê

– Sal a gosto 

– Gergelim torrado a gosto 

– Molho tarê a gosto 

– Uma pitada de hondashi 

– Shoyu a gosto

Modo de preparo

Em uma frigideira, coloque a manteiga, o alho e deixe dourar os ingredientes. Em seguida, misture o shimeji e deixe-o dourar. Acrescente o shoyu e deixe aquecer. Feito isso, adicione o hondashi e, caso necessário, o sal. Com a parte brilhante da alga posicionada para cima, posicione a ponta da alga entre os dedos indicador e polegar em formato de triângulo. Umedeça as mãos e coloque arroz na alga. Em seguida, coloque o recheio por cima do arroz. Enrole o temaki em formato de cone e amasse um grão de arroz para auxiliar no fechamento da alga. Coloque por cima do temaki o molho tarê e o gergelim.

temaki

Temaki spicy tuna

Ingredientes

– 25 g de arroz shari

– ½ folha de alga nori

– 5 g de ovas massago

– 5 g de maionese 

– pimenta tabasco a gosto

– cebolinha a gosto

Modo de preparo

Misture as ovas no atum já cortado em cubos. Em seguida, adicione a maionese e a cebolinha. Misture e acrescente a pimenta a gosto. Com a parte brilhante da alga posicionada para cima, posicione a ponta da alga entre os dedos indicador e polegar em formato de triângulo. Umedeça as mãos e amasse um grão de arroz para auxiliar no fechamento da alga. Você pode colocar por cima o molho que desejar.

Temaki de atum simples

Ingredientes

– 50 g de atum em cubos

– 25 g de arroz shari

– ½  folha de alga nori

Modo de preparo

Limpe e corte o atum em cubos. Com a parte brilhante da alga posicionada para cima, posicione a ponta da alga entre os dedos indicador e polegar em formato de triângulo. Umedeça as mãos e coloque arroz na alga. Em seguida, coloque o recheio por cima do arroz e enrole a alga em formato de cone. Amasse um grão de arroz para auxiliar no fechamento da alga. Coloque o molho da sua preferência por cima do temaki.

Anotou tudo? Que tal aprender mais sobre a gastronomia japonesa em um curso completo e online? Em parceria com o Namu Cursos, o chef Fabrízio Matsumoto ensina diversas receitas deliciosas de uma das culinárias mais conhecidas em todo o mundo. Vai perder? Garanta já o seu.

Fotos: Gustavo Fumero / Flickr / CC BY 2.0; Opponent / Wikimedia Commons