Antes mesmo de saber como usar a panela de pressão, todos devem se lembrar do primeiro contato com ela. Você se lembra de quando tinha medo de manuseá-la?

Não é para menos. Este utensílio doméstico é quase um enigma da cozinha. Carrega um pino que gira feito louco soltando vapor. Tem uma tampa hermética que não abre quando tiramos a panela do fogo. Ainda exige cuidados para não explodir. 

Entretanto, trata-se da forma mais rápida de amolecer grãos e deixar carnes macias. 

O que muita gente não sabe é que, além de cozinhar rápido, a panela de pressão também é um dos métodos que mais preserva nutrientes como a vitamina C e o betacaroteno dos vegetais.

Neste artigo, você vai entender como usar panela de pressão pode manter os nutrientes dos seus legumes e verduras cozidos. Dessa forma, além de conhecer todos os benefícios das vitaminas presentes neles. 

Como usar panela de pressão preservando os nutrientes?

Um estudo publicado em 1995, realizado na Universidade CCS Haryana de Agricultura na Índia, revela que usar panela de pressão é a melhor técnica para conservação da vitamina C e do betacaroteno1

Outro estudo, publicado em 2007 pelo The Journal of Food Science, sugere que usar panela de pressão para cozinhar brócolis mantém 90% da vitamina C do alimento2

Se comparado aos outros métodos, o cozimento a vapor conserva 78% da vitamina. Enquanto o mesmo processo em água fervente chega a 66%.

Por todos esses motivos, saber como usar panela de pressão pode ajudar no preparo mais saudável dos alimentos e melhorar sua qualidade de vida

Como a panela de pressão funciona? 

Afinal, como usar panela de pressão pode ajudar a reter os nutrientes dos alimentos? A explicação dos estudos é simples: cozinhar alimentos em altas temperaturas não destrói mais nutrientes do que os outros modos. 

Se a substância for sensível ao calor, quando o cozimento atingir a temperatura capaz de inativá-lo, não importa se ela continuará subindo. Ele já perdeu sua utilidade para o organismo.

Existe outro motivo que influi na escolha da forma de cozinhar: o tempo. Segundo as pesquisas, esse é um dos fatores que mostram como usar panela de pressão pode ser a melhor técnica para preparar vegetais. Legumes cozidos dessa forma também recebem os mesmos benefícios.

Por necessitar de um período menor para cozinhar os alimentos, cozinhar na panela de pressão preserva melhor seu valor nutricional.

1. Legumes cozidos em menor tempo  

A panela de pressão é vedada para que o vapor de água que se forma no seu interior durante o cozimento não se dissipe para o ambiente. 

Desta maneira, há um aumento da pressão. O que gera um acréscimo na temperatura dentro da panela, que chega a 120 °C. 

Com o calor intenso, ela precisa de um tempo menor para deixar a comida pronta.

2. Como cozinhar legumes com menos água 

Na panela de pressão, uma menor quantidade de água entra em contato com os alimentos durante sua preparação, o que também evita a perda de nutrientes.

São as vitaminas hidrossolúveis que evaporam em parte com a água. Além disso, no método de ebulição tradicional muitos nutrientes evaporam ao longo do processo e, no fim, a água cheia de nutrientes vai para o ralo. 

No cozimento a vapor, a água também evapora, levando consigo uma parte dos nutrientes. Porém, a perda é menor do que a do cozimento por ebulição. 

Vitamina C: benefícios

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma molécula que favorece várias reações bioquímicas das células. 

Os benefícios da vitamina C estão relacionados com a formação dos ossos, a manutenção do sistema imunológico, seu poder antioxidante, entre outras funções. 

Sabe-se que a vitamina C é muito instável e reage facilmente com o ar, com a luz e com a água. Por esse motivo, é muito importante conhecer os métodos corretos de evitar que ela se perca. Um deles é justamente como usar a panela de pressão!

Betacaroteno: benefícios

O betacaroteno, pigmento presente no espinafre e no amaranto, por exemplo, possui uma série de benefícios:

  • é antioxidante; 
  • beneficia a visão noturna;
  • aumenta a imunidade;
  • dá elasticidade à pele, 
  • aumentar o brilho dos cabelos;
  • fortalece as unhas;
  • e atua no metabolismo de gorduras. 

Quando transformado em vitamina A pelo nosso organismo, outro benefício do betacaroteno é auxiliar na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioletas.

Vitaminas mais naturais

Saber como usar panela de pressão para preservar nutrientes pode ser uma ótima maneira de evitar a suplementação de vitaminas quando desnecessário.  

saiba como usar a panela de pressão

Tomar suplementos vitamínicos pode não ser uma prevenção eficiente contra a ocorrência ou a progressão de doenças crônicas, foi o que revelou análise publicada na Annals of Internal Medicine, da Escola Americana de Médicos dos Estados Unidos. 

O resultado da leitura de três pesquisas diferentes com mais de 400 mil adultos sem deficiência nutricional.

A primeira pesquisa mostrou que as vitaminas não ajudam no tratamento de câncer, doenças vasculares e outras causas de mortalidade. 

Já a segunda, acompanhou homens de 65 anos ou mais e sugere que os suplementos também não protegem contra a perda de cognição. 

A última mostra que as vitaminas também não funcionam na prevenção de infartos agudos.

Em altas doses, betacaroteno, vitamina E e vitamina A podem até ser prejudiciais para nosso organismo. Outros antioxidantes, multivitamínicos ou suplementos minerais não previnem o risco de morte, concluiu a mesma análise. 

Os estudos recomendam que seja suspensa a suplementação quando o adulto estiver bem nutrido. 

Por isso, é importante saber como usar panela de pressão de modo que você se nutra corretamente por meios naturais, extraindo o melhor das vitaminas em cada alimento.

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