Quem é que não deseja saborear diariamente refeições caseiras e nutritivas? No entanto, uma alimentação fora de casa esbarra em alguns fatores que merecem atenção. Dentre eles, poderíamos destacar a correria diária, que nos leva a eleger refeições rápidas, bem como a falta de opções na rua, o que, muitas vezes, nos obriga a fazer escolhas erradas.

Sendo assim, cabe a você saber escolher e decidir o que é mais viável para seu caso. Você pode levar sua própria refeição, preparada em casa ou ir a um restaurante self-service, e lá fazer excelentes opções de refeições e lanches.

Confira, a seguir, boas dicas de como se alimentar bem fora de casa.

1. Tome um café da manhã nutritivo

É essencial, para se começar bem o dia, um café da manhã nutritivo. Sair de casa com o estômago vazio só vai fazer com que você sinta mais fome na hora do almoço e, por isso, acabe comendo muito mais do que deveria.

Sendo assim, tente fazer disso um hábito diário e, na impossibilidade, aposte em lanchinhos rápidos, porém saudáveis, que possam ser feitos no trajeto de casa para o trabalho, como barrinhas de cereais, iogurtes, torradas com fibras, entre outros.

2. Aproveite as pausas do cafezinho

Pausas para um cafezinho, que geralmente ocorrem no trabalho, devem ser estratégicas. Aproveite esse momento para reforçar sua alimentação com lanches saudáveis. Ofereça ao seu organismo, em vez de inúmeras xícaras de café — que apenas enganam a fome — nutrientes importantes, como iogurte, que contém cálcio, ou mesmo uma fruta, que é rica em vitaminas e fibras.

3. Evite substituir as refeições por sanduíches ou salgados

Muitas vezes, devido a algumas circunstâncias, nos vemos obrigados a fazer substituições questionáveis, como, por exemplo, uma refeição por um salgado ou por um sanduíche. Quando for por um salgado, descarte na hora, já que geralmente essas opções contam com excesso de gordura.

A substituição por um sanduíche pode ser uma boa opção, desde que este seja preparado com ingredientes saudáveis, como pão integral, alface, tomate e frango grelhado.

4. Opte por restaurante self-service na alimentação fora de casa

Restaurantes self-service contam com muitas opções e cabe a você saber escolher o que colocar em seu prato. No entanto, muitas vezes, por estarmos com fome, vamos colocando os alimentos mais atrativos e deixamos de lado as opções saudáveis. Por isso, antes de se servir tenha em mente algumas dicas importantes:

  • Não exagere na quantidade
  • Saiba, com antecedência, exatamente o que vai colocar no prato, para evitar de sair pegando tudo de que goste
  • Componha seu prato com carboidratos (feijão e arroz), proteínas (carne vermelha, frango ou peixe), verduras e legumes
  • Evite frituras e salgados, bem como saladas com excesso de maionese e outros molhos calóricos
  • Escolha uma sobremesa saudável, como uma fruta. Evite tortas e sorvetes.

5. Prepare sua própria alimentação

Atualmente, muitas pessoas que antes almoçavam em restaurantes estão optando por preparar suas refeições em casa e levá-las para o trabalho. São as conhecidas marmitas. Essa atitude, na verdade, é uma grande sacada, pois além de contribuir para uma economia considerável no final do mês, permite que seja mantida a mesma alimentação fora de casa. A dica é, sempre que preparar o seu jantar, fazer uma quantidade a mais e escolher pratos que possam ser requentados no trabalho.

6. Informe-se sobre algum fornecedor de quentinhas

Quentinha ou marmitex, dependendo da região, é um tipo de comida excelente, pois geralmente apresentam pratos caseiros e nutritivos, assemelhando-se muito com o que fazemos em casa. É uma ótima opção para aquelas pessoas que trabalham fora e, que muitas vezes, não têm tempo de fazer comida e levá-la para a empresa.

A alimentação fora de casa pode ser saudável se você seguir as dicas acima e não se descuidar cometendo excessos e substituições mal feitas. Uma vida saudável começa por uma alimentação adequada e nutritiva. E você, teria mais alguma dica legal para contribuir com o post? Deixe um comentário.