Quem disse que todo churrasco tem carne? Vegetarianos e veganos podem ficar tranquilos, pois é possível fazer uma versão da confraternização sem nenhum ingrediente de origem animal. E ao contrário do que muitos pensam, não é tão difícil quanto parece, basta ter criatividade e disposição para preparar sua própria comida.

Se o churrasco não for seu, você pode levar de casa alguns espetinhos com legumes ou aquela salada reforçada, como as de pote, para saborear com seus amigos. Agora, se você é o organizador da festa, tem a possibilidade de mostrar ainda mais a todos o quão deliciosa a culinária vegana pode ser.

É simpatizante ou está iniciando nesse estilo de vida e gostaria de preparar seu próprio churrasco vegano? Confira, a seguir, algumas dicas:

Aprenda a substituir os alimentos

O primeiro passo é saber como substituir cada ingrediente de origem animal. Por exemplo, espetinhos de carne, frango e linguiça podem ser trocados por de legumes. Mas como fazer isso? Quais posso usar? Simples!

Abobrinha, berinjela, pimentão verde, vermelho e amarelo, batata, cebola, cenoura, tomate, couve-flor, brócolis, todos eles podem montar um saboroso espetinho. Opte pelos alimentos que mais gosta e sempre dê preferência aos orgânicos. Você também pode utilizar carne de soja, já que é uma ótima substituição da carne vermelha.

E a famosa salada de maionese, como fica? É possível preparar inúmeras receitas da salada com maionese caseira vegana. Você pode fazer de couve-flor, alho, inhame, rúcula ou do que tiver vontade. Depois, basta cozinhar os legumes e acrescentar a delícia no preparo, assim como na receita tradicional.

Vinagrete, salada de tomate com alface, guacamole, pão vegano com patê de alho. Tudo está liberado.

Outra dica também é assar frutas como abacaxi em rodelas, banana (inteira) e maçã (cortada ao meio e com casca) para complementar o cardápio.

Como prepara a comida?

Menu escolhido, chegou a hora de colocar a mão na massa.

Espetinhos de legumes

Para fazer os espetinhos não é preciso muito, basta comprar palitos de madeira e escolher os legumes. Os alimentos mais duros, como a cenoura, podem ser pré-cozidos.

Escolha os legumes que desejar e parta-os aos pedaços. Em seguida, coloque-os em uma vasilha e acrescente shoyu, azeite, suco de limão, alho picado e ervas a gosto. Misture o preparado, tampe com plástico e deixe na geladeira por, no mínimo, 2 horas. Após esse período, retire a vasilha da geladeira e monte o espetinho alternando os legumes. Depois é só assar.

Maionese de couve-flor

Para a maionese de couve-flor, você vai precisar de uma couve-flor bem cozida, azeite, suco de limão (ou vinagre), sal, temperos e ervas a gosto.

Coloque a couve-flor no liquidificador e acrescente o azeite, o suco de limão, o sal, os temperos e as ervas que desejar. Bata tudo até ficar um creme homogêneo (as medidas dos ingredientes dependem do gosto de cada um, por isso vá acrescentando aos poucos).

Viu como é fácil? Você pode organizar um super churrasco gastando pouco e ainda comendo um monte de receitas deliciosas. Chame sua família e seus amigos e mostre a variedade de pratos da culinária vegana.

Se ficou interessado e gostaria de aprender mais sobre a gastronomia sem ingredientes de origem animal, confira o curso Menu vegano completo e monte cardápios saborosos e ricos em nutrientes.

Fotos: RitaE / Pixabay / CC0 Creative Commons; Free-Photos / Pixabay / CC0 Creative Commons; epicantus / Pixabay / CC0 Creative Commons