Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Com a expansão das grandes cidades é difícil encontrar uma casa com quintal grande e arejado. A construção de edifícios em qualquer local também faz com que os espaços destinados ao lazer e ao cultivo sejam escassos. Porém, se antigamente era difícil encontrar uma pessoa que vivesse em metrópole e tivesse contato com a natureza, hoje esse quadro está prestes a mudar. Já é possível ter uma horta em casa sem dor de cabeça, e nem é preciso muito para isso. A horta vertical é uma excelente alternativa.

Benefícios da horta em casa

Quem é fã de cozinha sabe como é bom ter alimentos frescos sempre à mão. Melhor ainda quando os ingredientes são tirados na hora, como os temperos naturais utilizados nas receitas. É por isso que muitas pessoas constroem hortas caseiras.

Ter uma horta em casa é saúde na certa, principalmente se os alimentos forem orgânicos. Você pode plantar o que quiser: cebolinha, coentro, alface, manjericão, salsinha, tomilho, hortelã, morango e até tomate.

Engana-se quem acredita que para ter uma horta é preciso ter um espaço enorme. É possível reservar um cantinho, até mesmo em apartamento, para o plantio dos alimentos. E um dos jeitos de adequar o jardim ao seu ambiente é a horta vertical.

O que é horta vertical

A horta vertical é uma ótima alternativa para quem mora em espaços pequenos, como apartamentos ou quitinetes. Você pode plantar o que quiser, basta seguir as técnicas indicadas para cada alimento. Inclusive, não precisa gastar horrores com os objetos. Com acessórios simples é possível montar uma horta variada e incrível.

Garrafa pet, corda, madeira, cano de plástico, tubo pvc, vasos comuns, tijolos, blocos de concreto, tudo isso pode virar uma horta vertical. Você só precisa deixar a criatividade rolar.

Quer aprender a montar uma horta vertical em sua casa? Confira, a seguir, o passo a passo:

Horta vertical com blocos

Esse modelo de horta é uma boa alternativa para quem tem um cantinho, nem que seja minúsculo, em casa.

horta vertical

Do que precisa?

  • Blocos de concreto
  • Substrato para horta
  • Areia comum
  • Argila expandida
  • Tinta e pincel (opcional)
  • Manta de bidin
  • Cascas de madeira
  • Mudas (escolha a planta que desejar)

Montagem

Escolha o local em sua casa, de preferência que bata sol durante o dia. Coloque os blocos de concreto no chão e vá montando como um “dominó”. Monte da maneira que achar melhor. Caso queira colocar vários blocos em cima uns dos outros, o ideal é utilizar argamassa para sustenta-los. Antes da montagem da horta, você pode pintar os blocos da cor que desejar.

Feito isso, coloque um pouco de argila expandida em cada buraco do bloco. Coloque a manta de bidin por cima (pode estar dobrada) e, em seguida, um pouco de areia. Não exagere nas medidas, o ideal é que sejam colocadas de pouco em pouco para que sobre espaço para as mudas. Coloque um pouco de terra nos blocos (é importante não colocar até o topo). Faça o mesmo procedimento com todos.

Coloque as mudas em cada buraco do bloco e pressione a terra para que o torrão fique firme. Tire o excesso de terra com o pincel e acrescente as cascas de madeira por cima da terra. Caso sobre algum buraco exposto, é importante que o tape com areia, para evitar a proliferação dos mosquitos da dengue.

Agora, se você mora em apartamento e não tem como ter uma horta vertical feita com blocos de concreto, uma ideia é fixar vasinhos na parede, podem ser de plástico ou de barro. Coloque as plantas que não gostam de muita água na parte de cima e as que gostam de bastante em baixo, assim conseguirá manter o equilíbrio na hora de regar. Lembrando que poderá utilizar os mesmos materiais da horta anterior. Os vasos precisam ter furos na parte de baixo.

Cuidados com a horta

horta vertical

É essencial que a sua horta pegue sol direto por, no mínimo, 4 horas por dia. A iluminação feita por vidros não traz o mesmo efeito que o sol direto, por isso a importância da escolha de um bom local.

Não regue o caule, o ideal é regar ao redor da muda, assim manterá a saúde das raízes. Está em época de calor? Regue três vezes por semana. Chegou o inverno? Duas vezes por semana. Mas não siga essa regra 100%, o ideal é verificar, com o dedo mesmo, se a terra está úmida ou encharcada. Caso a terra esteja molhada, espere mais um pouco. Prefira regar mais vezes e de leve do que regar com muita água, já que poderia apodrecer a planta.

Como cada planta possui uma característica, o ideal é procurar informações antes de coloca-la na horta. Pesquise e veja a que mais se adéqua ao seu ambiente e fique sempre atento as dicas de jardinagem, assim conseguirá manter a saúde das suas plantinhas.

Viu como é fácil fazer uma horta vertical em casa? Além de dar um destaque no ambiente, é ótimo para a saúde, pois você pode ter em mãos os alimentos que quiser e na hora que quiser.

Se está interessado em aprender tudo sobre jardinagem e confecção de hortas, fique de olho no lançamento do nosso curso online Hortas caseiras agroecológicas. Não perca!