Quem tem crianças em casa sabe como pode ser difícil dar conta de tudo. Lidar com a correria do trabalho, cuidar dos assuntos pessoais, manter a casa em ordem e ainda preparar o lanche dos filhos para a escola. Sim, pode parecer impossível, mas não é. Providenciar uma lancheira vegana e saudável para o seu filho leva menos tempo do que você imagina.

Acostumar a criança desde cedo com uma boa alimentação traz uma série de benefícios, como ter mais energia e maior capacidade de concentração. Evitar as deficiências nutricionais reduz as chances de possíveis problemas de desenvolvimento cognitivo no futuro. Portanto, é fundamental colocar em prática uma rotina de refeições diversificadas e ricas em nutrientes.

Se você precisa de dicas de como montar uma lancheira vegana para o seu filho, descubra agora em nosso post.

Quais alimentos devem ser evitados?

Quando o assunto é veganismo, existem determinados alimentos que devem ser substituídos ou evitados. Se você quer introduzir seu filho de maneira natural nesse estilo de vida, é preciso buscar alternativas. Como o vegano não consome nada de origem animal, os alimentos que devem ser evitados na hora de preparar a lancheira são:

  • laticínios (leite, queijos e iogurtes);
  • ovos (e quaisquer produtos que o tenham na composição, como bolos); 
  • gordura animal (manteiga); 
  • mel e seus derivados.

Você já sabe o que evitar, mas o que deve incluir? Primeiro, pense na parte de planejamento.

lancheira vegana

Como planejar o cardápio semanal?

Antes mesmo de a semana começar, é bom que você esquematize o que será ingerido pela criança. Calcule quantos lanches serão necessários, faça a compra da semana e já deixe tudo guardado. O ideal é pensar em lancheiras que combinem os 3 grupos alimentares (construtores, reguladores e energéticos). Para conservar, o melhor é investir em lancheiras térmicas. 

É claro que a criança terá curiosidade em experimentar outros tipos de lanche com os colegas, mas lembre-se que o maior incentivo que ela pode receber vem dos pais. Não adianta “empurrar” a alimentação saudável para o filho se ele não tem esse hábito dentro de casa.

Pensando nisso, procure investir também na variedade. Seu filho está cansado de comer só banana? Mostre a ele que existem outras possibilidades.

Como fazer uma lancheira vegana?

Se ainda assim você está sem ideias de lanches para o seu filho levar na escola, nós ajudamos. O ideal é escolher frutas que não fiquem escuras após o corte. Em relação às bebidas, procure adicionar o mínimo de açúcar possível ou nenhuma quantidade. Diversifique também os tipos de pães quando for preparar um sanduíche.

Confira opções de lancheira vegana para a semana toda:

  1. Pão integral com recheio de patê de tofu + 1 maçã
  2. Bolo integral de banana + chá
  3. Mix de frutas secas com castanhas + água de coco
  4. Salada de frutas com linhaça
  5. Barra de cereal caseira + 1 suco de couve com maracujá

O importante é mostrar as possibilidades. Estimular a criança a ter novas experiências de sabores, cores e texturas auxilia no desenvolvimento de um paladar mais aberto e receptivo à alimentação saudável. Sabemos bem o quanto pode ser difícil fazer a criança comer uma salada, mas é uma questão de costume.

Viu só? Fazer uma lancheira vegana para o seu filho pode ser fácil. Procure investir em combinações diferentes para que ele tenha o bem-estar e os nutrientes necessários para o seu aprendizado. Acostumar a criança desde cedo com uma rotina saudável potencializa as chances de se tornar um adulto consciente no futuro.

O que achou deste post sobre lancheira vegana? Se você curtiu, não deixe de ler também “3 receitas para montar marmitas veganas e baratas”. Até logo!