Quer coisa melhor do que reunir os amigos e a família? O convívio social é uma das melhores maneiras para combater o estresse cotidiano e fica ainda melhor quando é acompanhado de uma saborosa refeição.

Como o churrasco é um dos pratos mais práticos para realizar, acaba por ser a primeira opção quando o assunto é confraternização. Mas o que fazer quando não se come carne? Substituir o alimento por legumes e verduras é uma alternativa mais simples do que imagina. Confira:

1. Batatas

A tradicional batata frita normalmente agrada todo mundo, mas a versão assada pode ser igualmente saborosa. Basta cortá-las da forma que preferir e, antes de colocar na grelha, regar com azeite e adicionar temperos naturais como curry, ervas finas, pimenta e alecrim.

Outra sugestão de preparo é deixar a batata inglesa ou a batata doce inteira, temperada e envolta em um papel alumínio na churrasqueira até que cozinhe bem. A dica nesses casos é deixar o fogo mais baixo para não correr o risco de queimar, você pode, ainda, cozinhar a batata um pouco, para agilizar o processo.

2. Cebolas

Mesmo que muitas pessoas não gostem do sabor da cebola crua, quando assada ele tende a ficar muito mais suave. O truque é cozinhá-la por alguns minutos em água fervente, antes de colocá-la na grelha ou em espetos. Depois, ela pode ser consumida ao natural ou temperada com azeite, sal ou algum outro ingrediente que preferir.

3. Abobrinhas ou berinjelas

A maneira mais prática de fazer é cortar a abobrinha ou a berinjela em rodelas ou fatias compridas, depois adicionar azeite, orégano, alho, entre outros temperos. Muitas pessoas colocam shoyu e queijo parmesão ralado por cima, o que você pode fazer se a sua dieta permitir.

Colocando os pedaços na grelha, ao perceber que o lado debaixo já está bem assado, você deve virar para assar o outro — mas fique de olho para não torrar.

4. Pimentões verdes, vermelhos ou amarelos

Os pimentões também podem ser feitos na churrasqueira, embora geralmente levem um tempo maior para ficarem prontos. Algumas pessoas cortam o pimentão ao meio e retiram suas sementes para assar.

Também é possível colocá-lo inteiro na grelha ou no espeto e esperar que a casca fique a ponto de queimar, para então retirá-lo e comer. Vale experimentar a versão assada.

5. Abacaxis

As frutas também são muito bem-vindas no churrasco e podem ser deixadas para o final, como sobremesa. E o abacaxi é uma das mais comuns,  pois possui o benefício de facilitar a digestão.

Ele pode ser assado na grelha inteiro (ou em um espeto) ou cortado em rodelas, sem a casca. Quando estiver macio e dourado, já pode ser retirado do fogo e servido com acompanhamentos como canela, mel ou sorvete.

6. Bananas

A banana é outra possibilidade para os que gostam dos sabores mais doces. Ela deve ser assada inteira até que a sua casca fique bem escura. Para fazer o teste, você pode espetar um garfo e conferir se ela está macia antes de servir. Adicionar açúcar e canela deixará a sobremesa perfeita.

7. Maçãs

A maçã pode ser cortada ao meio e colocada com casca sobre a grelha, por cerca de dez minutos. Da mesma forma que as outras frutas, ela fica ainda melhor quando servida com especiarias e outros acompanhamentos que realcem o seu sabor.

A vantagem de estimular o consumo dessas alternativas vegetarianas é que elas são muito mais leves e saudáveis que as carnes servidas nos churrascos. Consequentemente, a sensação de bem-estar será maior, além desses alimentos serem ricos em vitaminas e outros nutrientes importantes para o organismo.

E aí, você gostou das nossas sugestões de churrasco vegetariano? Tente fazer em casa e ofereça aos seus amigos uma refeição deliciosa e saudável. Quer aprender mais? Não deixe de conferir receitas saborosas no curso Cardápio vegetariano da entrada à sobremesa.

Foto: Jeremy Keith / Flickr: Veggies / CC BY 2.0