Um bom cardápio vegetariano é aquele que contém todos os nutrientes necessários para o dia a dia, isso inclui vitaminas, minerais, fibras, proteínas e carboidratos. E para quem acha que a alimentação sem carne é sem graça, sabia que é possível preparar receitas incrivelmente deliciosas?

O almoço de domingo pode ter muito mais do que arroz, feijão e salada. Além de nutritivos, alimentos como abóbora, pupunha, shimeji, algas e banana-da-terra podem tornar o cardápio diferente e saboroso, ótimo para quem não come carne ou derivados de ingredientes de origem animal. Até mesmo quem é onívoro vai se impressionar com a textura e o sabor.

Preparado? Confira, a seguir, 3 receitas que podem deixar o seu cardápio vegetariano muito mais colorido e inigualável.

Receitas para um bom cardápio vegetariano

Quibebe de shimeji:

Ingredientes

500 g de abóbora seca em cubos pequenos

1 alho-poró fatiado

1 cebola roxa em cubos

¼ xícara de chá azeite de oliva extravirgem

½ pimenta dedo-de-moça picada sem sementes

2 colheres de sopa de salsinha

2 colheres de sopa de cebolinha

2 alhos picados

¼ xícara de chá de vinho branco 

Sal marinho e pimenta moída a gosto

1 pitada de páprica defumada

600 g de shimeji higienizado e desfiado

Modo de preparo

Refogue em uma panela o azeite de oliva com o alho, a cebola e o alho-poró. Em seguida, acrescente a abóbora em cubos e deixe cozinhar por alguns minutos, ou até que fique macia. Acrescente o shimeji e cozinhe por mais dois minutos com o vinho branco. Tempere com pimenta dedo-de-moça, sal, pimenta moída, salsinha, cebolinha e páprica defumada. Feito isso, coloque o quibebe em um prato e decore com ervas finas. Essa receita rende 4 porções.

cardápio vegetariano

Moqueca de banana-da-terra e pupunha

Ingredientes

¼ xícara de chá de azeite de dendê

1 dente de alho picado

1 colher de café de algas hijiki

1 pimentão vermelho assado e descascado em cubos

½ cebola

1 alho-poró

4 bananas-da-terra assadas e cortadas em rodelas

1 xícara de chá de leite de coco

2 colheres de sopa de salsinha

2 colheres de sopa de cebolinha

200 g de palmito pupunha pré-cozido em cubos

½ xícara de chá de molho sugo

Modo de preparo

Asse o pimentão vermelho no forno, asse-o até que sua casca esteja queimada. Retire do forno o pimentão, remova sua casca e corte-o em cubos pequenos. Feito isso, asse a banana-da-terra no forno até a casca ficar preta. Retire a casca e corte a banana em rodelas. Hidrate as algas hijiki com um pouco de água. Em seguida, coloque em uma panela o azeite de dendê, a cebola, o alho-poró e deixe dourar. Adicione o palmito pupunha pré-cozido, a banana-da-terra, as algas hijiki hidratadas, o leite de coco e o molho sugo. Ferva por um tempo, deixe ferver até apurar o sabor. Corrija os temperos e sirva.

Abóbora assada ao molho pesto e pipoca de abóbora

Ingredientes  

¼ unidade de abóbora japonesa descascada em barcas

2 colheres de sopa de pesto de manjericão

2 colheres de sopa de semente de abóbora sem casca e sem pele

¼ xícara de chá de azeite de oliva

Sal marinho e pimenta a gosto

¼ de maço de agrião higienizado

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200° C. Feito isso, leva as sementes da abóbora crua para dar uma leve dourada. Descasque a abóbora e, se preferir, corte-a em barcas. Tempere a abóbora com sal e pimenta a gosto. Disponha as fatias da abóbora em uma assadeira untada com azeite de oliva. Cubra as fatias com o restante do azeite. Asse a abóbora por, aproximadamente, 25 minutos, ou até que ela esteja dourada e macia por completo. Retire do forno e coloque a abóbora em um prato juntamente com as folhas de agrião higienizadas. Regue com o restante do pesto de manjericão e salpique com as sementes de abóbora a gosto. Sirva.

Anotou todas as receitas para o seu cardápio vegetariano? Que tal experimentar muito mais em nossos cursos online de gastronomia saudável? As aulas contam com excelentes profissionais, que ensinam o passo a passo dos pratos, além de dicas exclusivas sobre alimentação. Não perca mais tempo!