O óleo de coco é um dos queridinhos quando o assunto é alimentação e beleza. Fonte de vitaminas e minerais, o produto é a opção para quem deseja hidratação na pele e nos cabelos, além de um sistema imunológico mais fortalecido. Se a fruta in natura já é benéfica, imagina o óleo de coco.

O coco é uma fruta que certamente deveria estar na mesa de todos os brasileiros. Além de delicioso, o fruto conta com bons níveis de vitaminas A e do complexo B. Também conta com fósforo, cálcio e magnésio em sua composição. E não para por aí, as fibras presentes na polpa do coco regulam o intestino. Já o potássio pode ser de grande ajuda para manter a pressão arterial. A ação antioxidante da fruta ajuda a combater a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.

E a água de coco? A bebida também tem as suas propriedades. A água de coco é ótima para quem pratica atividades físicas, pois é uma boa fonte de hidratação, quando natural. Potássio, cálcio e açúcares naturais estão presentes na composição da bebida.  O ideal é optar pela água natural, ou seja, evite as industrializadas.

Benefícios do óleo de coco

Agora que sabe um pouco mais sobre a fruta in natura, vamos ao que quer saber: quais são os verdadeiros benefícios do óleo de coco? Lembrando que é importante manter uma rotina saudável. De nada adiantaria utilizar o óleo de coco na comida ou como produto de beleza, se os seus hábitos não são nada saudáveis. Você deve manter o equilíbrio em um todo.

Fortalece os fios de cabelo

Provavelmente você já viu um potinho de óleo de coco na perfumaria. Sabia que é um ótimo hidratante? Ele ajuda a diminuir o frizz; fortalece os fios, os deixa mais resistentes; ajuda a restaurar a saúde do cabelo, isso quando os fios estão quebradiços ou ressecados por química ou calor em excesso; e melhora a circulação do couro cabeludo.

Você pode utilizar o óleo de coco antes da lavagem, na umectação e na hidratação. Além disso, é possível preparar o seu próprio produto de beleza natural.

Ótimo para a pele

Quando o assunto é cuidado com a pele, o óleo de coco também tem seu espaço.

Sabe quando a sua pele está ressecada, sem vida? Pois o óleo pode te ajudar. O produto ajuda a manter a saúde de regiões que estão ressecadas, com descamação, aspereza e, em alguns casos, com coceira.

Você pode usar o óleo de coco na pele como hidratante (rosto, lábios, corpo), esfoliante e desmaquilante.

Lembre-se: o ideal é escolher o óleo de coco extravirgem e, de preferência, orgânico. Cosméticos e produtos de beleza naturais são as melhores opções, já que proporcionam verdadeiros benefícios para a saúde e para o meio ambiente.

óleo de coco

Na alimentação

Quer mais benefícios? Dentro da culinária saudável, o óleo de coco é um ótimo pedido. A ingestão constante, quando na medida certa, ajuda a fortalecer o sistema imunológico; a regular o intestino, prevenindo a prisão de ventre; traz saciedade; pode ajudar a emagrecer; e, é claro, é muito mais saudável. O alimento pode substituir outros óleos de cozinha, pois é mais nutritivo.

Viu quantos benefícios você pode obter com o uso ou consumo do óleo de coco? Só não abuse, o excesso, assim como qualquer outro alimento, pode fazer mal ao organismo.

Confira, a seguir, uma receita super fácil e deliciosa com óleo de coco.

Receita com óleo de coco

Bolo de coco

Ingredientes

4 ovos

2 colheres de sopa de óleo de coco

1 xícara de farinha de coco

1 colher de sopa de fermento em pó

¾ de açúcar demerara orgânico

½ xícara de leite de coco light

3 colheres de sopa de coco seco

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180° C. Em seguida, bata as claras em neve e reserve. Bata bem as gemas com o açúcar e adicione o óleo de coco. Mexa novamente. Em seguida, adicione, aos poucos, o leite de coco, a farinha, o coco e o fermento. Por último, misture as claras em neve delicadamente.

Despeje a massa em uma forma de bolo, opte pela que desejar. Unte a forma com óleo e farinha de coco. Em seguida, coloque para assar por, aproximadamente, 25 minutos.

Quer saber se está pronto? Faça o teste do palito. Pegue um palito de madeira e espete no bolo. Se o palito estiver molhado, ou com alguma parte da massa grudada, espere mais um pouco para desligar o forno. Agora, se o palito estiver seco, quer dizer que o seu bolo já está pronto. Anotou tudo? Então confira nossos cursos de alimentação saudável e de cosméticos saudáveis. As aulas são ministradas por excelentes profissionais. Não perca!