Os benefícios do chá são diversos, a folha de chá consumida sob qualquer uma de suas formas, seja preto, branco ou verde. Enfim, todas têm os seus benefícios, desde que não sejam consumidas em excesso, assim como qualquer outro alimento.

É importante ressaltar que cada organismo reage de forma diferente mediante ao consumo do mesmo tipo de chá. Ou seja, têm pessoas que são mais sensíveis ao chá preto devido ao teor de cafeína e, por isso, não podem fazer o seu uso. Já outras não podem tomar chá verde devido ao alto teor de vitamina C, e assim por diante.

Tirando esses cuidados com os excessos, como com qualquer alimento que ingerimos, não são conhecidas contra indicações no consumo de chá.

Como preparar um chá corretamente?

A preparação dos chás tem regra. Mas seu preparo é muito simples e qualquer pessoa pode fazer um ótimo chá em casa. O problema é que a maior parte das pessoas desconhecem, é por isso que a realização da bebida não ocorre assim tão bem.

Algumas pessoas dizem não gostar de chá preto. Também falam que não gostam de chá verde porque é muito forte, muito amargo. Mas isso depende exclusivamente do preparo. Não é normal eles ficarem desagradáveis ao paladar. Veja, a seguir, algumas dicas para preparar o seu chá.

benefícios do chá

Não deixar a água ferver

A regra é simples, não pode deixar ferver a água, pois a água fervida vai queimar a folha e adulterar suas propriedades e seu sabor.

Respeitar o tempo de infusão

 Além disso, é muito importante respeitar o tempo de infusão correto para cada chá.

Por exemplo, o chá preto não tem o mesmo tempo de infusão que o chá verde, assim como outros chás de diferentes folhas e sabores. Essas são informações básicas que podem ser encontradas na maioria das embalagens, por mais simples ou sofisticadas que sejam. O tempo de infusão, a quantidade de folha e a quantidade de água.

Seguindo essas regras básicas, mas extremamente importantes, dificilmente o chá ficará ruim, ou sem qualidade e sabor.

Escolha uma boa louça

Na China, desde de que se começou a tomar chá, logo criaram objetos que servissem a esse ritual. Um mundo lindíssimo da porcelana, da cerâmica e do ferro fundido, no caso do Japão. Mas qualquer bule simples também fará o mesmo chá gostoso em sua casa.

O chá de alguma forma não é só um bebida, mas ela também conforta, tem uma história, uma cultura, nos fazendo viajar em seu mundo e sabor.

Você tem mais dúvidas sobre os benefícios do chá? Conte para gente nos comentários. Para saber mais sobre alimentação equilibrada e natural, conheça os nossos cursos online de alimentação saudável e inclua novos hábitos na sua rotina!