Que a chia faz parte dos superalimentos e que não devem ficar de fora de uma dieta saudável, isso todo mundo sabe. Mas você já conhece os benefícios da chia para diabéticos?

Rica em fibras, vitaminas e minerais, a semente de chia tem a capacidade de equilibrar as taxas de açúcar no sangue. 

Isso porque o grão possui em sua composição nutricional um elevado conteúdo de fibras alimentares. O que evita os aumentos bruscos da glicemia (hiperglicemia) ou a rápida queda da glicose no organismo (hipoglicemia). 

Se você é diabético e está à procura de bons alimentos para incluir na sua dieta, o consumo dessa semente é mais do que indicado. 

E não para por aí, a semente de chia ainda tem outros pontos positivos para a saúde. Veja abaixo:

5 outros benefícios da chia na alimentação. 

Melhora a flora intestinal

Por possuir uma grande quantidade de fibras alimentares, as sementes de chia possuem a capacidade de melhorar os movimentos intestinais. Facilitando a digestão e evitando problemas como a prisão de ventre.

Ajuda a emagrecer

Um dos principais motivos que fazem da chia uma superaliada no processo de emagrecimento é o fato dela proporcionar uma grande sensação de saciedade, o que ajuda (e muito!) no controle de peso.

E por que isso ocorre? As fibras ajudam na absorção de água, transformam-se em um tipo de gel e aumentam a dilatação do estômago, evitando a fome excessiva.

Segundo estudo divulgado pela Nutrition Research and Practice comer sementes de chia no café da manhã aumenta a saciedade e reduz a ingestão de alimentos a curto prazo. Legal, né?

Combate células cancerígenas

Por conta dos agentes antioxidantes presentes na chia, a semente evita o envelhecimento precoce das células do corpo, uma vez que reduz a ação dos radicais livres. 

Diminui os riscos de problemas no coração

A presença de ômega 3 na composição nutricional da semente de chia é capaz de reduzir a inflamação no sistema cardiovascular, o que ajuda a prevenir desenvolvimento de doenças cardiorrespiratória. 

Amiga da memória

Rica em cálcio e ferro, dois elementos que ajudam muito em nossas funções cerebrais, o  consumo da chia está associado a uma significante melhora nas capacidades de concentração e memória, podendo ser uma ferramenta importante no combate do mal de Alzheimer.

benefícios da chia para diabéticos

Qual a quantidade de chia que posso consumir por dia?

Para aproveitar os benefícios da chia, os especialistas afirmam que é necessário o consumo de uma colher de sopa de chia diariamente. 

Mas, atenção, eles também recomendam que você não ultrapasse o consumo das 10 gramas da semante de chia ao dia. Isso corresponde a uma colher de sopa e você pode misturá-la a sucos, iogurtes, sopas ou qualquer tipo de leite, polvilhar por cima da salada de frutas ou iogurte.

Como preparar a semente de chia

Para que o efeito mucilaginoso seja mais eficaz, deixe as sementes absorverem a umidade até incharem e dobrar de tamanho. Pronto, agora é só misturar a chia hidratada ao alimento que irá consumir. 

Se não quiser hidratá-las em água, você pode deixar a semente de chia de molho no suco, ou no iogurte,por exemplo, só não esqueça que, nesses casos, o mais indicado é prepará-los durante a noite. 

Como inserir a chia na dieta

É diabético e amou os benefícios da chia, mas não tem noção de como incluí-la no seu cardápio? A semente é bastante usada na culinária para preparar geleias e pudins saudáveis ou mesmo para substituir o ovo em pratos veganos.

É diabético (ou não) e quer incluir a semente no seu dia a dia? A nutricionista Roberta Silva ensina quatro receitas com chia para quem tem diabetes (e também para quem não é) e quer melhorar deixar o cardápio ainda mais saudável. Dá só uma olhada em como é fácil incluir a chia nas refeições do dia a dia. 

Receitas com chia para diabéticos 

Pão de queijo de batata doce com chia

Ingredientes:

250g de polvilho azedo

1/2 copo americano de azeite

Sal e temperinhos a gosto

2 colheres de sobremesa de chia

250g de batata doce cozida e amassada

100ml de água

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes numa vasilha e mexa até que a massa fique uniforme e pronta para fazer bolinhas. Coloque para assar no forno a 180 por aproximadamente 50 minutos.

Sagu de chia

Ingredientes

1 copo de suco de uva

3 colheres de sopa de chia

Modo de preparo: Coloque em um recipiente de vidro o suco de uva integral, a chia, e mexa com uma colher. Deixe a mistura na geladeira por cerca de 3 horas ou mais. Nesse tempo, mexa algumas vezes a mistura para deixar a chia bem soltinha. 

Milk shake com chia

Ingredientes

1 copo de leite de amêndoas ou castanha

1 colher de sopa de chia

1 banana congelada

1 colher de sopa de cacau em pó ou alfarroba

Canela para polvilhar se desejar

Modo de Preparo: Misture o leite com a chia e reserve por 20 minutos, depois junte com os demais ingredientes e bata tudo no liquidificador. Se preferir pode retirar o cacau ou alfarroba da receita, também fica uma delícia! 

Salmão empanado com chia

Ingredientes

Filés de salmão

Sal e temperos a gosto

Chia em quantidade suficiente para empanar

Modo de Preparo: Tempere os filés de salmão com limão, sal e temperos de sua preferência. Coloque a chia em um prato e empane o salmão, apertando a semente com a mão para grudar nos filés e leve-os para grelhar em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite. 

Quer aprender muitas outras delícias saudáveis para deixar o seu dia a dia ainda mais gostoso e nutritivo? Confira nossos cursos de alimentação saudável e aprenda diversas técnicas de preparo (com ou sem carne) para melhorar suas habilidades na cozinha.